Central Única dos Trabalhadores

Termina domingo prazo de filiação ao FNDC para participar da XIX Plenária Nacional

17 fevereiro, quarta-feira, 2016 às 10:01 am

Comentários    Print Friendly and PDF

FNDC imagem

FNDC prazos

Termina no próximo domingo (21) o prazo final para filiação e atualização cadastral das entidades da sociedade civil que queiram participar da XIX Plenária Nacional, que será realizada no Espaço Anhanguera, em São Paulo, de 21 a 23 de abril,  com direito a voz e voto. Depois desta data, a filiação é permanente. As plenárias regionais devem ocorrer entre 21 de fevereiro e 10 de abril.

Quem quiser participar da plenária ainda dá tempo. Poderão se filiar diretamente ao Fórum pela internet, sem burocracia, por meio do novo sistema de filiação online.

A plenária é o órgão máximo de representação dos filiados ao Fórum e nesta edição elegerá a Coordenação Executiva e o Conselho Deliberativo para o biênio 2016-2018.

Criado para facilitar a aproximação com novas entidades nacionais e regionais, o novo sistema também será usado para o recadastramento de todas as organizações que já integram o FNDC e assim facilitará a gestão financeira do Fórum, entidade civil sem fins lucrativos mantida por doações e contribuições das organizações filiadas.

Por meio do novo sistema é possível alterar dados cadastrais e emitir boleto bancário para pagamento a contribuição mensal em poucos segundos.

Para Rosane Bertotti, coordenadora-geral do FNDC, o novo sistema é uma conquista e foi fruto de debates nas duas últimas reuniões ampliadas do Conselho Deliberativo da entidade, realizadas nos dias 17 e 18 de julho e 28 de novembro, em São Paulo. Para ela, mais do que uma simples ferramenta de gerenciamento, o sistema pode ser considerado um marco para o fortalecimento do Fórum, que completa 25 anos agora em 2016.

“A luta pelo direito à comunicação enfrenta monopólios e oligopólios midiáticos que se concentram em defender interesses privados, distorcendo qualquer tentativa de debate público sobre a regulação democrática e socialmente referenciada do setor de comunicação social no país. Mesmo assim, nossa luta tem crescido e se fortalecido graças à persistência de ativistas, militantes e dirigentes de movimentos e organizações sociais, que compreendem o direito à comunicação como intrínseco ao próprio conceito de democracia. Fortalecer o FNDC é fortalecer essa luta, e o novo sistema nos ajudará muito nisso”, afirma Rosane Bertotti, coordenadora-geral do Fórum.

Atualmente, cerca de 320 entidades nacionais e regionais compõem o FNDC, mas menos de 50 contribuem com regularidade para a sustentabilidade do FNDC. “O apoio político dá legitimidade a qualquer organização, mas o apoio financeiro garante não somente sua continuidade, como também o seu fortalecimento e sua independência”, observa ela.

Clique aqui para recadastrar sua entidade ou se filiar ao FNDC: http://sistema.fndc.org.br/cadastro/

FNDC imagem

Fonte: CUT Nacional