Central Única de Trabalhadores

Sul21 – Selvino Heck: Resistir é preciso, urgente e necessário

19 janeiro, domingo, 2020 às 6:33 pm

Comentários    Print Friendly and PDF

FSResistências1 (6)

FSResistências1 (6)

Sul21 – Democracia, Direitos dos Povos e do Planeta: é o lema do Fórum Social das Resistências (FSR), a realizar-se de 21 a 25 de janeiro em Porto Alegre e Região Metropolitana, no Rio Grande do Sul.

O FSResistências soma-se a outras iniciativas que estão sendo articuladas no âmbito do Fórum Social Mundial (FSM), como o Fórum Social Panamazônico, que será realizado de 22 a 25 de março em Mocoa, Colômbia, o Fórum Social das Economias Transformadoras, que acontecerá de 25 a 28 de junho em Barcelona, Espanha, e o processo de articulação do próximo FSM, que acontecerá em janeiro de 2021 na cidade do México.

Hora de resistir. Hora de lutar. Hora de mobilizar-se. Hora de construir a unidade, de fazer o debate de um projeto de futuro e de reacender a paz e a esperança.

Estará todo mundo no Fórum Social das Resistências: movimentos sociais e populares, quilombolas, povos de matriz africana, indígenas, pastorais sociais de diferentes igrejas e religiões, movimento estudantil, Universidades e Institutos Federais, Economia Solidária, movimentos ambientais, juventudes, movimentos de mulheres, movimento negro, movimentos de educação popular, movimentos de saúde.

Será um grande encontro de valores, ideias, experiências, práticas, conhecimento, visões de mundo. A favor da paz, da justiça social e ambiental, da democracia, dos direitos humanos e dos direitos de todos os seres vivos (Contatos e informações: espaço.fsm.poa@gmail.com – www.forumsocialportoalegre.org – e página no Facebook).

A programação, em linhas gerais, será a seguinte: dia 21, Marcha de Abertura, com o tema: MARCHA PELA VIDA E LIBERDADE RELIGIOSA.

Dia 22: Assembleias de Convergências, com diferentes temas: Campanha contra o encarceramento e o genocídio das juventudes; comunicação e mídias livres; culturas de resistência; direitos sociais e reprodutivos, economia popular e solidária; diversidade, igualdade e direitos humanos.

Economia popular e solidária; educação universal, democrática e libertadora; espiritualidade, religiosidade e transformação; estratégias de luta frente à nova agenda urbana; feminismos e liberdades; meio ambiente e culturas do Bem Viver; migrações; o futuro das democracias e participação popular; povos tradicionais, quilombolas, indígenas e ciganos; soberania e segurança alimentar e nutricional sustentável; trabalho, saúde, previdência e seguridade social.

Dia 23: Diálogo e articulaçõesGrandes Mesas sobre os temas: Democracia, participação e poder popular; direitos dos povos, territórios e comunidades; direitos do planeta, justiça sócio-ambiental.

Dia 24: Assembleia dos Povos e Territórios e Festival Social das Resistências.

Dias 25 e 26: Fórum Social nas ruas e praças, com atividades culturais de ocupação da cidade de Porto Alegre, e reunião do Conselho Internacional do Fórum Social Mundial.

Porto Alegre voltará a ser a cidade alegre, colorida, do Orçamento Participativo e dos Fóruns Sociais Mundiais, num tempo em que predominam o ódio, a intolerância, as ameaças aos direitos, à liberdade e à democracia.

Um outro mundo é possível, urgente e necessário. 2020 será um ano duro, muito duro, que começou com possibilidade de guerra, com grandes incêndios na Austrália, com assassinatos de lideranças populares no Brasil, com continuidade dos golpes.

2020 do ultraneoliberalismo exacerbado, dos feminicídios em massa, da destruição da natureza, do fascismo em alta. Mas também poderá ser um ano, a começar pelo Fórum Social das Resistências, de não se soltar a mão de ninguém, de dizer não à barbárie, de dizer sim à vida.

Todo mundo está mais do que convidada/convidado a chegar na Porto Alegre do calor, da boa acolhida, da solidariedade, da paz, da convivência saudável, da partilha, da participação popular, da democracia.

 

Selvino Heck é deputado estadual constituinte do Rio Grande do Sul (1987-1990). 

 

Fonte: Sul21 e Brasil de Fato