Central Única dos Trabalhadores

Sul21 – Elvino Bohn Gass e Miguel Rossetto: A fábrica de vacina e a insensatez da destruição da CEITEC

13 fevereiro, sábado, 2021 às 8:06 pm

Comentários    Print Friendly and PDF

Ceitec prédio1

Ceitec prédio1

Sul21O Brasil vive toda a dramaticidade e o resultado cruel da dependência tecnológica. Não somos capazes de produzir no país todos os insumos necessários para vacinar nossa população contra a COVID-19. Somos, sim, dependentes de que outros países nos entreguem estes produtos com custo e prazos definidos por eles. 

Mesmo com instituições altamente qualificadas como Fiocruz, Butantã e universidades, não conseguimos responder a esta crise como outros países o fizeram. China, Rússia, Índia, Cuba, Inglaterra, Alemanha, EUA dispõem de uma capacidade de pesquisa e produção de vacinas que, na verdade, nos foi retirada. Com enorme dor e sofrimento aprendemos o quanto custa a falta de planejamento, de investimentos em Ciência e Tecnologia, o preço altíssimo de não saber fazer.

Agora, uma nova fábrica de vacinas da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) é anunciada no Rio de Janeiro, o que permitirá grande aumento na produção de insumos para abastecer o país.Com investimentos de R$ 3,4 bilhões, a nova fábrica transforma a Fiocruz no maior centro de produção de produtos biológicos da América Latina e um dos mais modernos do mundo, aumentando em até quatro vezes a produção de vacinas e biofármacos para atender prioritariamente às demandas do Sistema Único de Saúde (SUS).

Aprendemos o custo da dependência tecnológica? Do não saber fazer? Do não investir para saber fazer?

Se aprendemos alguma coisa é necessário interromper já a liquidação da CEITEC, única empresa que desenvolve e produz semicondutores (chips)no Brasil e na América Latina. 

Localizada em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, a CEITEC tem um papel decisivo e estratégico no desenvolvimento da indústria de microeletrônica do Brasil.Com investimentos públicos de 800 milhões de reais, e com uma equipe altamente qualificada, está em pleno funcionamento, projetando e produzindo semicondutores, sensores e possui, inclusive, produtos patenteados internacionalmente.

Com equilíbrio financeiro em 2023, é inacreditável que o governo federal utilize como único argumento público para liquidar a CEITEC, mais dois anos de aporte de 5 milhões de dólares/ano! Como justificar, frente aos enormes benefícios a um custo tão pequeno, a liquidação de um investimento desta importância, a destruição deste patrimônio tecnológico único no país, os anos de conhecimento acumulado?A destruição da CEITEC é um desatino, uma insensatez!

O Brasil deve seguir na microeletrônica o mesmo caminho que anuncia seguir com os biofármacos; investir para buscar independência em tecnologia e autonomia de produção, em uma área de difícil aprendizado, que poucos países detêm.

A CEITEC já existe e é reconhecida internacionalmente. É preciso ampliar os investimentos e a escala, atualizar sua gestão e posicionar com força sua atuação junto a outras empresas e instituições de pesquisa do país; jamais liquidá-la.

Destruir a CEITEC, como quer o governo federal, é condenar o Brasil a uma condição de total dependência tecnológica e de uma importação estrutural gigantesca de produtos e serviços da microeletrônica, com um custo altíssimo para o país. É condenar o Brasil a ser uma plataforma de produção de baixo valor agregado, de baixo conteúdo tecnológico.

Outros governos fizeram outras opções e colocaram seus países numa rota de desenvolvimento e de disputa, em um mundo onde a microeletrônica ocupa papel decisivo.

 

Elvino Bohn Gass é deputado federal do PT/RS. 
 

Miguel Rossetto é ex-ministro do Desenvolvimento Agrário, da Previdência e ex-vice-governador do RS.

 

Fonte: Sul21

Comentários

  1. Falkner Law Office…

    Good write-up, I am normal visitor of one’s blog, maintain up the excellent operate, and It is going to be a regular visitor for a long time….

  2. Morgan E. Leigh MD Criminal Attorney…

    Great blog here! Also your site so much up fast! What host are you using? Can I get your affiliate hyperlink to your host? I desire my site loaded up as quickly as yours lol….

  3. read more disse:

    read more…

    You made some nice points there. I looked on the internet for the topic and found most guys will consent with your site….

  4. read more disse:

    read more…

    I view something truly interesting about your web site so I saved to my bookmarks….

  5. Paul Black Law Office…

    I think other web site proprietors should take this site as an model, very clean and excellent user genial style and design, let alone the content. You’re an expert in this topic!…

  6. dropspace.io disse:

    dropspace.io…

    Yay google is my queen assisted me to find this great website!…

  7. Jay P. Mykytiuk Lawyer…

    Whoah this blog is great i love studying your posts. Stay up the great work! You recognize, many individuals are looking round for this information, you can aid them greatly….

  8. social media network…

    I consider something genuinely special in this website….