14 dezembro, segunda-feira, 2015 às 3:54 pm
ComentáriosO Afocefe Sindicato lançou na manhã de sexta-feira, 11, o Sonegômetro RS. Inspirado no contador desenvolvido pelo Sindicato Nacional dos Procuradores da Fazenda Nacional (Sinprofaz), que registra estima o quanto o País perde com a sonegação de impostos, o Sonegômetro gaúcho mostra, em tempo real, os valores que Estado deixa de arrecadar devido a sonegação de ICMS.
Para a imprensa, deputados, dirigentes e representantes de entidades empresariais e de classe, o presidente do Afocefe, Carlos De Martini Duarte, apresentou os números estaduais, que registra perda de R$ 6.8 bilhões com a sonegação de ICMS, de janeiro de 2015 a 11 de dezembro. A estimativa é que até 31 de dezembro, o Estado deixe de arrecadar 7.9 bilhões. Os números representam o dobro do déficit financeiro do Estado.
”O Sonegômetro é um instrumento de cidadania, que promove a transparência e mensura em tempo real os prejuízos ao Estado por falta de uma política efetiva de combate à sonegação, gerada por um modelo de fiscalização insuficiente”, disse De Martini.
Na visão do presidente do Afocefe, sonegar é crime, mas é também crime o Estado fazer empresas competirem com sonegadores. A diretora do Sinprofaz, Iolanda Guidani, relatou o processo de criação do Sonegômetro nacional, destacando que foi desenvolvido para fazer um contraponto ao impostômetro. Ela elogiou a iniciativa do Afocefe em lançar o contador estadual e a ação propositiva da entidade em levar esta discussão á sociedade.
A cerimônia contou com a presença dos deputados Luís Fernando Mainardi (PT), Júnior Piaia (PCdoB) e Altemir Tortelli (PT), presidente do Senge, Alexandre Wollmann, vice-presidente Fecomércio, Andre Roncatto, vice-presidente da Febrafisco, Guilherme Campos, vice-presidente da CUT, Marizar Mansilha de Melo, ex-deputada e coordenadora da bancada do PSOl na Assembleia Legislativa, Luciana Genro, presidente dos Funcionários Efetivos e Estáveis da Assembleia Legislativa, Flávio DallÁgnol, vice-presidente do Sindicirgs, Vera Rejane Gonçalves.
O contador pode ser acessado no site www.sonegometro-rs.org.br e no site do Afocefe, www.afocefe.org.br. Logo em seguida, o painel Sonegômetro ICMS – RS estará em locais estratégicos nas vias públicas.
Fonte: Afocefe
CUT-RS lamenta morte de Silvana Alves, diretora do Sindicato dos Sapateiros de Ivoti
CUT-RS promove live às 19h desta quinta sobre caos na saúde e falta da vacina
CUT e centrais vãos às ruas em defesa do emprego, auxílio emergencial e vacina já para todos
Mundo se choca com Covid-19 no Brasil, que registrou quase 2 mil mortes em 24 horas
Neste 8 de março, mulheres denunciam impactos da pandemia e descaso de Bolsonaro
Conselho Federal de Enfermagem pede bloqueio nacional para evitar colapso sanitário
PEC 186 é aprovada em 1º turno no Senado com prejuízos aos serviços públicos e aos servidores