Central Única dos Trabalhadores

Sindicatos da CUT preservam cultura gaúcha no Acampamento Farroupilha

18 setembro, sexta-feira, 2015 às 7:02 pm

Comentários    Print Friendly and PDF

ACAMPAMENTO FARROUPILHA

Vários sindicatos filiados à CUT montaram galpões e organizaram piquetes, e estão participando do Acampamento Farroupilha 2015, no Parque da Harmonia, em Porto Alegre. Trata-se de espaços de cultura e confraternização, onde as entidades recebem os trabalhadores e seus familiares e amigos para cultivar amizades e preservar as melhores tradições gaúchas, celebrando a Semana Farroupilha.

“É uma baita oportunidade para o movimento sindical se integrar no maior evento de cultura regional do Estado para reunir os trabalhadores, recordar a história do povo gaúcho e continuar travando lutas por uma sociedade mais justa e solidária”, afirma o presidente da CUT-RS, Claudir Nespolo.

Trabalhadores da Educação 

O Sintae/RS é um dos sindicatos que participa das comemorações. Este ano, a temática do piquete é “O gaúcho e o cavalo, sem fronteiras para a aventura e a amizade”. tendo recebido a visita de estudantes de Porto Alegre, que aproveitaram para mergulhar nos conhecimentos acerca da cultura gaúcha.

O piquete foi também palco para a gravação do programa nativista “Vida do Sul”, que é exibido pela TV Aparecida e promove a diversidade cultural que encanta o país e é orgulho para os gaúchos.

Piquete Sintae

Trabalhadores da Saúde

Outro piquete já tradicional no Acampamento e no movimento sindical é o Cabo Toco, do Sindisaúde/RS, que recebeu este ano o projeto Ciranda Escolar. O objetivo principal é despertar e incentivar o gosto pelas coisas autênticas do Rio Grande do Sul, através da realização de atividades culturais e artísticas, onde se promove a participação ativa e integrada de professores e alunos com as entidades tradicionalistas.

Na quinta-feira, 17, diretores e funcionários da CUT-RS foram recepcionados no piquete para um almoço, como já aconteceu em anos anteriores, saboreando a boa comida campeira do Rio Grande.

saude

Bancários

O Piquete dos Bancários, que tem como slogan “Peleando por Dignidade”, está completando este ano 14 anos. Além de um espaço onde nunca falta chimarrão e a churrasqueira fica acesa quase 24 horas, o SindBancários aproveita para discutir a mobilização da categoria em tempos de Campanha Salarial com as negociações em andamento.

Houve também torneio de truco, exposição de charges “Humor de Bombacha” do chargista Augusto Bier, palestra do historiador Péricles Lopes Gomide Filho sobre o tema “A lida campeira na formação do Rio Grande” e Noite de Poesias.

“Aqui neste espaço que trabalhamos muito para construir está um investimento em amizade e em nossa história. Venham para cá. Vamos conversar sobre como este povo se formou, fazer um churrasco, um carreteiro, jogar truco”, disse o patrão do Piquete, o diretor do Sindicato, Edson Rocha.

Piquete 2

Vigilantes

O piquete do SindiVigilantes abriu a porteira e já recebeu centenas de associados para encontros, rodas de chimarrão e churrasco. O diretor do Sindicato, Luiz Henrique Aguiar, assumiu a patronagem.

Estudantes de escolas públicas e de associações comunitárias participaram de uma apresentação da cultura gaúcha. Eles apreciaram o carreteiro de charque e conheceram a história desse tradicional prato da culinária gaúcha.

Vigilantes

O Acampamento Farroupilha 2015 termina neste domingo, dia 20 de setembro.

 

Por: CUT-RS com sindicatos filiados