Central Única de Trabalhadores

Seminário estadual da CUT-RS avalia campanhas salariais de 2015 nesta sexta

19 novembro, quinta-feira, 2015 às 8:52 pm

Comentários    Print Friendly and PDF

CUT-bandeiras

CUT bandeiras

A CUT-RS promove nesta sexta-feira (20), das 9h às 13h, o seminário estadual “Balanço das Campanhas Salariais de 2015 e Perspectivas para 2016”, no auditório do Sindipolo (Avenida Júlio de Castilhos, 596), no centro de Porto Alegre. A atividade, já tradicional de fim de ano, foi planejada para avaliar o resultado das lutas das categorias, empoderando o movimento sindical para as tarefas do ano que vem.

“Queremos reunir dirigentes das entidades filiadas de todo o Estado, com a assessoria do Dieese, para refletirmos conjuntamente sobre as lutas travadas pelos trabalhadores neste ano que está terminando e projetarmos desde já os desafios que teremos pela frente no ano que vem”, afirma Claudir Nespolo, presidente da CUT-RS.

O economista do Dieese, Ricardo Franzoi, fará uma apresentação sobre os resultados das campanhas salariais de 2015, destacando os cenários, as dificuldades enfrentadas e as conquistas dos trabalhadores.

Sustentação financeira dos sindicatos

Também estará presente Valeir Ertle, secretário nacional de Assuntos Jurídicos da CUT, que abordará o tema da sustentação financeira das entidades sindicais.

“Trata-se de um assunto que preocupa muito o movimento sindical, sendo alvo de ações do Ministério Público, e está em estudo numa comissão especial no âmbito do Congresso Nacional, que apensou todos os projetos relacionados em tramitação na Casa”, ressalta Antônio Guntzel, secretário de Relações do Trabalho da CUT-RS.

negociaçoes

Confira a programação:

9h: Abertura

9h15: Conjuntura e balanço das Campanhas Salariais de 2015 e Perspectivas para 2016

Claudir Nespolo – Presidente da CUT-RS

Ricardo Franzoi – Economista do DIEESE/RS

11h: Sustentação financeira dos sindicatos e salário mínimo regional

Valeir Ertle – Secretário de Assuntos Jurídicos da CUT Nacional

Antônio Guntzel – Secretário de Relações de Trabalho da CUT-RS

13h: Encerramento

 Marcha Zumbi dos Palmares

Na parte da tarde, acontece a Marcha Zumbi dos Palmares, marcando o Dia da Consciência Negra, com concentração às 16h no Largo Glênio Peres, no centro da capital gaúcha.

A tradicional caminhada lembra a luta do líder Zumbi de Palmares, morto em 20 de novembro de 1695, pela liberdade e direitos dos negros.

 

Fonte: CUT-RS