Central Única dos Trabalhadores

Segurança pública é tema do primeiro “Sul21 Debates” nesta quarta

30 outubro, sexta-feira, 2015 às 10:17 am

Comentários    Print Friendly and PDF

Sul21

O portal Sul21 realiza na próxima quaSul21rta-feira, dia 4 de novembro, às 18h30, a primeira edição do “Sul21 Debates”, que regularmente tratará das principais preocupações da sociedade Gaúcha. Com o apoio da UGEIRM Sindicato, abrirá a série o tema sobre “A Crise da Segurança Pública no RS.” O evento será realizado no auditório do Sindicato dos Bancários de Porto alegre (Rua General Câmara, 424), no centro da capital gaúcha.

O problema da Segurança Pública atingiu um patamar que não mais pode ficar restrito ao repertório tradicional do direito e das instituições da justiça, particularmente da justiça criminal, presídios e polícia.

As soluções devem passar pelo fortalecimento das políticas públicas de inclusão social e também pelo alongamento dos pontos de contato das instituições públicas com a sociedade civil. Afinal, a segurança é um serviço essencial prestado pelo estado para os seus cidadãos.

Para debaterem o tema, foram convidados estudiosos e profissionais que lidam no dia a dia com o tema da Segurança. São eles:

Denise Dora – Advogada com formação acadêmica e experiência na área de direitos humanos, direitos das mulheres, direito anti-discriminatório, professora universitária (UniRitter), pesquisadora da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e fundadora da Ong Themis – Gênero e Justiça, organização não-governamental que trabalha com questões referentes ao direito das mulheres. Atualmente é Ouvidora Geral da Defensoria Publica do RS

Marcos Rolim – Jornalista, Doutor e mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul com especialização em Segurança Pública pela Universidade de Oxford (UK). É professor da Cátedra de Direitos Humanos no Centro Universitário Metodista-IPA e atua como consultor em Segurança Pública e Direitos Humanos. É membro fundador do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Rodrigo Ghiringhelli de Azevedo – Sociólogo, professor da PUCRS e membro do Conselho do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Pós-Doutor em Criminologia pela Universitat Pompeu Fabra. Atualmente é professor adjunto da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, atuando nos Programas de Pós-Graduação em Ciências Criminais e em Ciências Sociais. É Coordenador do Curso de Especialização em Segurança Pública e Justiça Criminal da PUCRS, em convênio com a SENASP-MJ.

Cláudio Abel Wohlfahrt – escrivão de polícia, dirigente da Ugeirm Sindicato dos Escrivães e Inspetores de Polícia do RS, graduando em Ciências Sociais pelo Ufrgs e integrante da Equipe de Investigação da 2ª Delegacia de Polícia de Porto Alegre. Integrou o Departamento de Relações Comunitárias da Secretaria de Justiça e Segurança Pública do RS durante os anos de 1999 a 2001.

O moderador será Antonio Escosteguy Castro , advogado e membro do Conselho Editorial do Sul21.

 

 

Fonte: Sul21