Central Única dos Trabalhadores

REFAP e TEDUT completam nesta quinta mais um aniversário sob ameaça de privatização

15 setembro, quarta-feira, 2021 às 4:15 pm

Comentários    Print Friendly and PDF

Privatizar Refap (2)

Privatizar Refap

Nesta quinta-feira, dia 16 de setembro, a Refap e o TEDUT completam 53 anos. Para celebrar e defender o patrimônio dos gaúchos, o Sindipetro-RS vai promover um ato, em frente à Refap, a partir das 7h, em Canoas, com a presença do coordenador-geral da FUP, Deyvid Bacelar, além de autoridades públicas e representantes de movimentos sociais e sindicais.

Alusivo à data, nessa semana entrou em ação a campanha "Sem aniversariante não tem o que comemorar", veiculada nas redes sociais do Sindicato.  A data deveria ser de comemoração, mas as unidades chegam ao seu aniversário ameaçadas de privatização, o que, se vier a ocorrer, representará um verdadeiro crime contra o Estado, contra a sociedade e contra o país.

A venda da refinaria – ou de qualquer outra unidade da Petrobrás – representa um  retrocesso e está na contramão dos ideais de sua criação que, no caso da Refap, foi no ano de 1968. Idealizada pelo então governador Leonel Brizola (1959-1963), a refinaria foi construída para trazer progresso, desenvolvimento, segurança energética e colocar o RS no mapa do petróleo, que tinha uma política centrada em RJ, SP e MG. A presença da Petrobrás no Sul mudou este cenário e consolidou a empresa como uma indústria do petróleo no Brasil.

Refap capa (3)

Agora, ao completar 53 anos, a mesma luta para trazer a Refinaria para o Estado, está sendo feita para que ela não saia daqui. Por isso, nesta data, o objetivo é mostrar que, assim como importantes símbolos para os gaúchos, a Refap/TEDUT também faz parte da vida de todos. E se ela sair, o povo gaúcho ficará sem uma parte da sua identidade, sem um pedaço de sua grandeza e  todos, sem exceção, perderão muito.

Por isso, nestes 53 anos só podemos ter um desejo: a Refap e o TEDUT ficam! Bolsonaro sai!

Assista ao vídeo

 

Fonte: Sindipetro-RS