Central Única de Trabalhadores

Rede Sindical CBC/Taurus fará campanha para igualar direitos dos trabalhadores

18 novembro, quarta-feira, 2015 às 10:35 pm

Comentários    Print Friendly and PDF

Taurus

Taurus

Os trabalhadores na CBC/Taurus querem igualar direitos como jornada de trabalho, vale refeição e participação nos lucros e/ou resultados (PLR). Para isso, vão dar início à campanha para mobilização conjunta nas cinco fábricas da base da CUT no país. A decisão foi tomada pela Rede Sindical da CBC/Taurus, que se reuniu nestas segunda e terça-feira (16 e 17), em Porto Alegre.

Participaram do encontro representantes metalúrgicos e químicos da CUT das cinco unidades da empresa. Na abertura da reunião, estiveram presentes o secretário-geral em exercício da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT), Loricardo de Oliveira, e o presidente da Federação Estadual dos Metalúrgicos do Rio Grande do Sul, Jairo Carneiro.

Durante os dois dias, eles trocaram informações sobre as condições de trabalho e como aprimorar a organização sindical em cada uma das plantas para fortalecer a Rede Sindical e lutar por direitos comuns.

Na maioria das plantas, por exemplo, a jornada é de 44 horas semanais (só a de Ribeirão Pires, da base do ABC paulista, tem jornada de 42 horas).  No que se refere à PLR, também há diferenças e, em duas delas, por exemplo (São Leopoldo e Porto Alegre, no Rio Grande do Sul), os trabalhadores não ganharam nada em 2014.

No total, as cinco unidades da CBC/Taurus empregam 4.100 trabalhadores (desse total, 1.310 são mulheres) e a sua produção está assim distribuída: Ribeirão Pires (SP) – munição, Simões Filho (BA) – capacetes, Montenegro (RS) – munição, armas e coletes, São Leopoldo (RS) – armas (componentes), Porto Alegre (RS) – armas (montagem).

Para detalhar a campanha e aprofundar o debate da estratégia de mobilização, novo encontro da Rede Sindical ficou marcado para janeiro de 2016.

A Rede tem apoio da CNM/CUT, da Confederação Nacional do Ramo Químico (CNQ) e do Dieese.

 

Fonte: CNM-CUT