Central Única dos Trabalhadores

Qualidade do ensino na escola pública é destacada na Mostra Pedagógica Estadual do CPERS

16 outubro, sexta-feira, 2015 às 2:08 pm

Comentários    Print Friendly and PDF

151015WEB_CPERS_5923

Existe melhor forma de celebrar o Dia dos Professores do que valorizar o empenho e a dedicação dos educadores nos trabalhos realizados no dia a dia da escola? Pois foi exatamente isso que o CPERS fez através da Mostra Pedagógica Estadual, que iniciou hoje e segue até amanhã com a premiação dos cinco projetos mais significativos. A iniciativa, realizada desde junho com encontros regionais, expõe mais de 90 projetos realizados nas escolas públicas gaúchas.

Hoje, a Comissão Julgadora, composta por representantes do Instituto Integrar, da AOERGS, do setor de educação do MST, do CEED, do Simpro e da UERGS, realizaram uma pré-seleção dos projetos. Amanhã, serão divulgados os finalistas, que participarão do Encontro do Movimento Pedagógico Latino Americano, na Costa Rica, de 1º a 6 de dezembro. Todos os participantes irão receber medalhas e certificado.

“Quando a sociedade conhecer o que produzimos, tenho certeza que o grito mais alto será o de defesa da escola pública”

Na abertura da Mostra, a presidente do CPERS, Helenir Aguiar Schürer, emocionada, destacou a importância do evento. “Olhando os projetos, tenho muito orgulho de dizer que é por essa escola pública que eu luto. Desde que nos elegemos, digo que não admito que os professores sejam tratados como pobrezinhos. Hoje, aqui na Mostra, estamos provando a excelência dos educadores gaúchos, profissionais competentes e apaixonados pelo que fazem. Quando a sociedade conhecer o que produzimos, tenho certeza que o grito mais alto será o de defesa da escola pública”, afirmou.

151015WEB_CPERS_5952

Emocionada, a presidente do CPERS, Helenir Aguiar Schürer, abriu o evento

O Diretor do Departamento de Educação, responsável pela organização do evento, Enio Mânica, agradeceu a todos os envolvidos na Mostra e destacou a qualidade dos trabalhos. “A qualidade impressiona. É resultado de um belo trabalho que envolveu toda a escola: professores, alunos e funcionários”, observou.

Os diretores Rosane Zan e Edson Garcia destacaram a emoção vivenciada a cada encontro regional e a importância do trabalho coletivo realizado nas escolas para chegar ao resultado final dos projetos, que impressionam pela qualidade.

 

Criatividade e dedicação para qualificar o aprendizado

Canos de pvc, muito papel e cola e até algumas unhas postiças, utilizadas como dentes, deram vida a um dinossauro que dava as boas-vindas aos que ingressavam na Mostra Pedagógica nesta quinta-feira. Bolsas feitas com garrafas pet, pneus que viraram sofás confortáveis e tonéis de lata transformados em bonecos são apenas alguns exemplos da criatividade e dedicação dos trabalhos realizados pelos educadores e seus alunos.

Além da exposição dos trabalhos das escolas, o primeiro dia da Mostra contou com a palestra “As Práticas Pedagógicas dos Educadores nas Escolas Públicas”, com o professor do Departamento de Ensino e Currículo da UFRGS, Nilton Mullet Pereira e a apresentação “A Arte Circense e o Resgate das Brincadeiras Antigas na Dimensão interdisciplinar”, da escola Dr. Augusto Duprat do 6º Núcleo – Rio Grande.

151015WEB_CPERS_6127

Não faltou criatividade nos trabalhos apresentados

O professor coordenador do projeto, Odair Nunes Soares, relatou que a Mostra Pedagógica oportunizou que a apresentação fosse além dos muros da escola. “Após a nossa participação na Mostra, fomos convidados para nos apresentarmos em outras escolas e projetos. Sou muito grato aos alunos, a comunidade escolar e ao CPERS. O poder público precisa perceber que a escola pública tem qualidade sim. Hoje, no dia do professor, não poderia comemorar de forma melhor”, afirmou.

Os alunos Milene Corrêa, 17, e Bruno Merladeti, 16, não continham a empolgação em participar pela primeira vez de um evento como a Mostra. “É a primeira vez que estamos em Porto Alegre e participamos de um evento assim. É muito gratificante. Só temos a agradecer ao professor Bruno que nos oportunizou essa experiência. Nos dedicamos muito, treinamos bastante. E o que levamos disso tudo é alegria, amor e trabalho em equipe”, disse Bruno.

No final da Mostra, o CPERS ofereceu um coquetel, na sede do Sindicato, aos educadores em homenagem ao Dia do Professor.

Confira a programação da Mostra nesta sexta-feira:

8h às 17h: Mostra aberta para visitação do público, comunidade escolar, professores e funcionários de escola

17h: Anúncio dos cinco trabalhos mais significativos

 

 

Fonte: CPERS