Central Única de Trabalhadores

Prazo de inscrições de delegados ao 15º CECUT-RS termina nesta sexta

7 novembro, quinta-feira, 2019 às 4:50 pm

Comentários    Print Friendly and PDF

CECUT - arte final (3)

Cecut - card

Acaba nesta sexta-feira (8) o prazo de inscrições de delegados e delegadas ao 15º Congresso Estadual da CUT do Rio Grande do Sul (15º CECUT-RS: Congresso Lula Livre – Emprego, Direitos, Soberania e Democracia), que será realizado nos dias 22 e 23 de novembro, no Salão Cibai – Migrações, ao lado da igreja da Pompeia, em Porto Alegre. Ao final do evento será eleita a nova direção da CUT-RS para o mandato 2019-2023.

O 15º CECUT-RS ocorre após o 13º CONCUT, realizado entre os dias 7 e 10 de outubro, na Praia Grande, litoral de São Paulo.  Mais de 330 delegados, delegadas e observadores já se encontram inscritos pelos sindicatos e federações filiadas à CUT.

Também se encerra nesta sexta o prazo para negociar pendências financeiras e fazer o depósito bancário no valor individual de R$ 100,00 para cada participante. Essa taxa visa cobrir as despesas com alimentação, aluguel do local do congresso e a contratação da estrutura para a realização do encontro.

A confirmação dos inscritos ocorrerá mediante o envio à Secretaria-geral da CUT-RS da ficha com os dados pessoais de cada delegado, delegada e observador e do comprovante de pagamento da taxa.

As despesas com transporte, passagens e hospedagem são de responsabilidade das entidades que inscreveram os seus delegados, delegadas e observadores.

A coordenação do 15º CECUT-RS encaminhou orientações aos sindicatos e federações filiadas e às oposições reconhecidas, juntamente com a programação preliminar. No dia 22, o credenciamento começará às 14h, no local do congresso. Haverá plenárias por setores e macrossetores, às 14h, e abertura oficial, às 19h. No dia 23, as atividades terão início às 9h e se estenderão até as 17h.     

“Vamos reafirmar as resoluções nacionais do 13º CONCUT, aprovar propostas de ação sindical diante da conjuntura estadual, fortalecer a unidade e a resistência da classe trabalhadora e reforçar as lutas por geração de empregos, defesa dos direitos trabalhistas, contra as privatizações e os cortes na educação e a destruição do meio-ambiente, bem como aprofundar a defesa do SUS, da soberania nacional e da democracia”, afirma o presidente da CUT-RS, Claudir Nespolo.

Congresso Lula Livre

O coordenador-geral do 15º CECUT-RS e secretário-geral adjunto da CUT-RS, Amarildo Cenci, ressalta que o congresso vai intensificar também a luta pela liberdade imediata de Lula. “Estamos falando do mais importante preso político da atualidade. Detido injustamente desde abril de 2018, Lula é a única figura pública capaz de resgatar a esperança do povo brasileiro e potencializar a mobilização contra o desmonte do estado”, destaca.

Também integram a Comissão Organizadora do 15º CECUT-RS as diretoras Vitalina Gonçalves, Isis Marques e Maria Helena Oliveira, e os diretores Paulo Farias, Ademir Wiederkehr e Marcelo Carlini.

Mais informações podem ser obtidas junto à CUT-RS.

 

 

Fonte: CUT-RS