22 janeiro, sexta-feira, 2021 às 7:34 pm
ComentáriosSul21 – Por 26 votos a 10, a Câmara de Vereadores de Porto Alegre aprovou nesta quinta-feira o Projeto de Lei Complementar do Executivo que retira a cobrança do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) sobre o serviço público de transporte coletivo por ônibus.
O projeto também perdoa créditos tributários ou que vierem a ser constituídos com relação ao ISS, bem como juros e efeitos legais decorrentes desses créditos que tenham sua origem entre os dias 1º e 5º de janeiro de 2021.
As empresas de ônibus de Porto Alegre gozavam da isenção do tributo até o ano passado, mas um projeto aprovado pela Câmara em 16 de dezembro de 2020 para dar continuidade à isenção acabou por não ser sancionado, o que motivou o prefeito a encaminhar o projeto pedindo o perdão da cobrança do imposto e das dívidas referentes ao período entre 1º e 5º de janeiro de 2021.
“Toda a prestação de serviço que se pretendia manter sob o abrigo da isenção restou como configurado o fato gerador”, disse Melo na justificativa do projeto.
Contrários à concessão sem contrapartidas, o bloco de oposição ao prefeito, formado por PSOL, PT e PCdoB, apresentou uma emenda com a proposta de congelar a tarifa de ônibus em 2021 nos atuais R$ 4,55, mas ela foi rejeitada pela base do governo, o que acabou motivando os oposicionistas a votarem contra o projeto.
Foto: Joana Berwanger/Sul21
Fonte: Sul21
RS vive pior momento da pandemia com mais de 12 mil mortes e falta de leitos nos hospitais
Na luta contra PEC 186, trabalhadores pressionam senadores gaúchos e defendem recursos da saúde e da educação
Justiça determina suspensão das aulas presenciais nas escolas municipais de Porto Alegre
Correios dão lucro bilionário, mas governo Bolsonaro quer vender serviço público
Brasil ultrapassa 250 mil mortes e vive pior fase da pandemia com explosão de casos
STF decide que aposentado especial não pode atuar em atividade de risco
Mais de 50 funcionários estão afastados por infecção ou suspeita de Covid-19 na Trensurb