Central Única de Trabalhadores

Hoje somos o Rio Grande que envergonha o mundo – Celso Woyciechowski

26 março, segunda-feira, 2018 às 10:29 am

Comentários    Print Friendly and PDF

Celsinho da CUT

Celsinho da CUT

O RS escreveu um triste capítulo na sua história. Um capítulo que envergonha a hospitalidade, a tradição, as façanhas, a democracia, a sua história… Um capítulo que envergonha o seu humilde povo, que envergonha a história de grandes líderes, de presidentes como Getúlio Vargas.

Os ruralistas e fazendeiros, protagonistas desse triste episódio, acostumados a terem em seus galpões os ¨capitães do mato”, nunca respeitaram o seu povo e suas leis. Vivem da exploração dos humildes, dos negros, dos índios, sonegam impostos, não pagam empréstimos… É assim que vão espichando suas cercas.

Ao longo dessa semana, produziram um capítulo na história, que nos envergonha tanto quanto os que usaram negros, escravos seus, para vencerem batalhas no campo de guerra. Usaram seus escravos negros porque foram covardes e não tinham competência pra lutar, se borravam no primeiro tilintar da espada. Essa semana agiram da mesma forma.

O nosso Rio Grande não é esse que vocês querem, do chicote, da bota lambuzada de ódio, do lenço encharcado de hostilidades, do chapéu que não abriga neurônio em suas cabeças, da bombacha carregada de preconceito… Esse não é o nosso Rio Grande.

Presidente Lula, o nosso Rio Grande é daqueles que te abraçaram e daqueles que te criticaram, daqueles que acreditam nas tuas propostas e daqueles que buscam outras propostas, dos humildes que acreditam e buscam um salário digno e daqueles que preferem pagar só um salário.

O nosso Rio Grande é daqueles que receberam o mundo todo de braços abertos nas várias edições do Fórum Social Mundial, por aqui ser a expressão da democracia e da construção de um mundo possível, solidário e com dignidade, como daqueles que não acreditavam no FSM. Mas estes todos respeitam a democracia, estes todos te respeitam como um grande estadista, esses todos te respeitam como um ser humano. O nosso Rio Grande é o daqueles que respeitam a democracia e lutam por ela.

Há décadas o RS está de costas para o desenvolvimento sustentável e equilibrado, há décadas essa elite odienta faz com que nosso Estado cresça igual a “rabo de cavalo”, pra baixo.

Quando o RS recuperará suas façanhas, sua hospitalidade, sua “nobreza”, sua riqueza, que é sua gente?

Hoje somos o Rio Grande que envergonha o mundo!

 

 

Celso Woyciechowski é ex-presidente da CUT-RS e atual coordenador-geral da Fetee-Sul

 

 

Fonte: Fetee-Sul