Central Única de Trabalhadores

Plenária Regional da Serra da CUT-RS fortalece resistência e define coordenação

12 dezembro, quinta-feira, 2019 às 5:49 pm

Comentários    Print Friendly and PDF

Serra unida1 (2)

Serra unida1 (2)

A CUT-RS promoveu uma Plenária Regional da Serra, na manhã desta quarta-feira (11), no auditório do Sindicatos dos Bancários de Caxias do Sul, com a participação dos sindicatos filiados. Foi realizado o balanço das ações de 2019 e feita a projeção do calendário de 2020 para atividades conjuntas, a exemplo do 8 de março.

A nova secretária-geral da CUT-RS, Vitalina Gonçalves, afirmou que "os sindicatos cutistas têm papel decisivo neste momento para encerrar este ciclo de destruição dos direitos dos trabalhadores e derrotar os governos Bolsonaro (sem partido) e Eduardo Leite (PSDB)". Ela ressaltou que "estamos aqui para reforçar o planejamento de luta e enfrentamento, a fim de acabar com esse ciclo destruidor". 

“Vamos somar ainda mais nossas forças em 2020, a fim de lutarmos pelos direitos dos trabalhadores e contra a reforma administrativa do presidente Bolsonaro (sem partido) e o pacote de morte do governador", destaca a diretora executiva da CUT-RS e presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Caxias do Sul (Sindserv), Silvana Pirolli.

Serra unida2 (4)

Após debates, os dirigentes sindicais reforçaram a necessidade de aumentar a organização por local de trabalho, intensificar a mobilização e atuar forte na comunicação para esclarecer a sociedade, sobretudo os jovens, sobre o futuro do trabalho diante das reformas trabalhista e da Previdência, que não reduziram o desemprego, mas ampliaram a precarização.

Também foi definido combater os ataques da Medida Provisória (MP) nº 905, que cria a Carteira Verde e Amarela, e a reforma administrativa de Bolsonaro, que prevê o fim da estabilidade para os servidores.

Houve também a distribuição do novo material da CUT-RS em apoio à greve dos professores, funcionários de escolas e servidores públicos estaduais e com esclarecimentos sobre os retrocessos da MP 905.

Serra unida (3)

Ao final, foi constituída a nova coordenação da Regional da Serra, que será integrada por Silvana e representantes dos sindicatos: Nelso Bebber (Sindicato dos Bancários), Ademar Sgarbossa (Sintep/Serra), José Carlos Monteiro (Sinpro/Caxias) e Vânia Andreolla (Sinpro/Vacaria), além de Alessandra Maria Lazzari (CPERS – 1º Núcleo).

 

Fonte: CUT-RS com Sindserv Caxias do Sul