Central Única de Trabalhadores

Petroleiros aprovam indicativo de greve nos campos terrestres colocados à venda

13 julho, quarta-feira, 2016 às 10:33 pm

Comentários    Print Friendly and PDF

Petrobras à venda

Petrobras à venda

Os sindicatos das bases da Federação Única dos Petroleiros (FUP), onde a Petrobrás está colocando à venda os campos maduros de produção terrestre – Ceará, Rio Grande do Norte, Bahia e Espírito Santo -, iniciam esta semana as assembleias para que os trabalhadores se posicionem sobre o indicativo de greve por tempo determinado, aprovado na 6ª Plenafup. Na Bahia, a consulta começou nesta terça-feira (12), com a categoria aprovando o indicativo.

Além das greves nos estados onde se encontram os campos que estão sendo vendidos, os petroleiros pretendem realizar atos em várias outras regiões do país, contra o processo de desmonte da Petrobrás.

De acordo com o coordenador da FUP, José Maria Rangel, “é por esses campos que começa o desmonte da Petrobrás na prática. Os investimentos deles já se pagaram. Vão entregar campos produzindo há mais de 50 anos. A Petrobrás não é uma empresa privada, ela tem um caráter social, e por isso a nossa resistência”.

“Essa venda vai causar um problema social porque as empresas privadas não têm preocupação com a população, não têm remuneração mínima para os trabalhadores, vai agravar os problemas sociais”, afirma Zé Maria.

Diante da situação que os petroleiros estão vivendo é preciso reagir antes que seja tarde. A FUP e seus sindicatos vêm lutando há algum tempo para evitar que os campos maduros sejam entregues à iniciativa privada. Os trabalhadores, inclusive os diretos, estão tendo que conviver com ameaças de perdas de diretos, de empregos e com  transferências abruptas para outros estados.

Na luta contra o desmonte da Petrobrás e a entrega do Pré-Sal, resistir à venda dos campos maduros é tarefa número um da categoria nesse momento.

Campos terrestres que a Petrobras quer conceder à iniciativa privada:

Ceará

Polo da Fazenda Belém (2 concessões)

Rio Grande do Norte

Polo Riacho da Forquilha (34)

Polo Macau (4)

Bahia

Polo Buracica (7)

Polo Miranga (9)

Espírito Santo

Polo São Mateus (14)

Polo Fazenda de São Jorge / Cancã / Fazenda Cedro (9)

Polo Lagoa Parda (3)

Polo Gás (4)

Sergipe

Polo Siririzinho / Riachuelo (12)

 

Fonte: FUP