5 janeiro, quarta-feira, 2022 às 8:28 pm
ComentáriosO enorme mural pintado na parede lateral do edifício do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) e da Procuradoria-Geral do Estado (PGE) será inaugurado na próxima segunda-feira (10), às 18h, com a presença dos dois artistas, a suíça Mona Caron e o paulista Mauro Neri, e das entidades e parcerias que apoiaram esse projeto de arte urbana.
Os dois muralistas de renome internacional pintaram um desenho de 65 metros de altura por 15 metros de largura que retrata uma planta nativa da Região Sul, a Justicia gendarussa, conhecida como quebra-demanda, abre-caminho e vence-tudo, que cresce entre os braços de uma mulher negra com as mãos abertas.
Segundo eles, o vegetal simboliza resiliência, superação e resistência, sendo utilizado por religiões de matriz africana. A imagem serve de inspiração para o cuidado com as pessoas, a defesa da natureza e a igualdade racial.
Obra de arte reforça luta antirracista
“Vamos celebrar essa obra de arte gigante e maravilhosa, talvez a maior de Porto Alegre, que será observada diariamente por milhares de porto-alegrenses, reforçando a luta antirracista, a proteção do meio ambiente, o combate à violência e a importância das mulheres negras para a construção de uma sociedade com justiça, igualdade e democracia”, destaca Amarildo Cenci, presidente da CUT-RS, uma das entidades parceiras do projeto.
O painel terá excelente visibilidade, principalmente para quem transita do Centro Histórico em direção à Zona Sul pelo Viaduto dos Açorianos.
O projeto teve o apoio do poder público, empresas, pessoas físicas e instituições, totalizando 112 entidades que se envolveram de alguma forma.
Segundo o vereador suplente Marcelo Sgarbossa, diretor do Laboratório de Políticas Públicas e Sociais (Lappus), entidade que atuou na execução do projeto, os artistas realizaram a pintura pendurados por meio de um balancim, uma espécie de plataforma presa no topo do prédio com um sistema de contrapeso.
A ideia de pintar um painel na parede lateral do Daer foi da própria Mona, durante visita a Porto Alegre em 2013. Ela fora convidada a participar do II Fórum Mundial da Bicicleta e identificou o potencial no edifício.
Assista ao vídeo
Quem são os dois artistas
Mona Caron é suíça, reside em São Francisco da Califórnia (EUA) e é ativista em defesa do meio ambiente. Já foi convidada por prefeituras de cidades nos Estados Unidos, na Europa, Ásia e América do Sul a realizar obras de arte pública. Um dos seus projetos mais conhecidos é “Weeds” (ervas daninhas), que destaca a resiliência dessas plantas que crescem contra todas as probabilidades, especialmente no concreto.
Mauro Neri, conhecido como Veracidade, é brasileiro da periferia de São Paulo. É educador, artista plástico, envolvido em movimentos em defesa do meio ambiente e ao direito à cidade, tendo frequentado a Academia de Belas Artes na Itália.
Assista ao vídeo do Brasil de Fato
Fotos: Reprodução / Facebook / Marcelo Sgarbossa
Fonte: CUT-RS com informações de Sul21 e GZH
CNTE defende luta no Senado para barrar projeto de educação domiciliar
Metalúrgicos de Canoas aprovam reposição da inflação e manutenção de direitos
Pesquisa XP/Ipespe: Lula tem 44% das intenções de voto; Bolsonaro, 32%
49% dos brasileiros são contra privatização da Petrobras, diz pesquisa Ipespe
Servidores federais intensificam mobilização para ato unificado em Brasília
Justiça condena Havan por induzir empregados a votar no candidato do dono
Metalúrgicos de Porto Alegre conquistam reposição da inflação