Central Única de Trabalhadores

Municipários em greve protestam no Dia do Basta contra políticas de Temer, Sartori e Marchezan

10 agosto, sexta-feira, 2018 às 8:06 pm

Comentários    Print Friendly and PDF

Basta do Simpa

Basta do Simpa

O Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa) esteve presente, nesta sexta-feira, 10 de agosto, nas atividades do Dia do Basta, promovido pelas centrais sindicais e movimentos sociais em diversas cidades do país, em defesa do emprego, da aposentadoria e dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras, que vêm sendo sistematicamente atacados pelos governos de Temer, Sartori e Marchezan.

Os atos tiveram início de manhã, por volta das 9h, em frente à Fecomércio; de lá, os manifestantes seguiram em caminhada até a Praça da Matriz, para um ato realizado diante do Palácio Piratini, sede do governo gaúcho, onde as críticas tiveram como alvo principal o governo Sartori e a situação do estado e de seus servidores.

Na sequência, a manifestação seguiu até o Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS), com manifestações contrárias especialmente à reforma trabalhista e aos ataques à Justiça do Trabalho.

Na avaliação do Simpa, o Dia do Basta cumpriu importante papel na mobilização da classe trabalhadora brasileira e deixou claro, para a população, os males causados por governos que investem no desmonte do Estado, nas privatizações e terceirizações e em reformas de cunho neoliberal que retiram direitos da população e privilegiam a elite.

O governo Marchezan está alinhado com Temer e Sartori nos níveis federal e estadual e aplica, na cidade, esse mesmo tipo de política liberal rentista. Por isso, o Sindicato se agregou ao movimento e tem sido um forte defensor do serviço público, da cidade e dos direitos dos servidores contra os ataques do prefeito, cuja política está deteriorando Porto Alegre, desmontando os serviços públicos e piorando a vida do povo, especialmente da parcela mais vulnerável.

 

 

Fonte: Simpa