Central Única de Trabalhadores

Municipários de Porto Alegre cobram reposição da inflação nos salários

18 maio, sábado, 2019 às 4:04 pm

Comentários    Print Friendly and PDF

Simpa vota8

Simpa vota8

Assembleia geral dos municipários de Porto Alegre, convocada pelo Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa) para a noite de quinta-feira (16), na Casa do Gaúcho, deliberou a pauta de reivindicações da categoria, com a luta pela reposição das perdas inflacionárias nos salários.

Há três anos sem o reajuste da inflação, a remuneração está defasada em 12,61% (índice IPCA do período de maio de 2016 a abril de 2019).

Além do percentual de reajuste e das pautas específicas por setores de trabalho, os municipários reivindicam:

– Pagamento e reconhecimento das perdas históricas, ocasionadas pelo parcelamento de reajustes concedidos em anos anteriores, que somam 8,85%;

– reajuste do vale alimentação para R$ 27,00;

– atualização da concessão e pagamento das progressões com aprovação de 50% dos servidores habilitados, assim como o pagamento imediato das progressões 2012/2014 e abertura do processo de habilitação de progressões do período 2014/2016;

– pagamento integral dos salários até o último dia útil do mês, como estabelecido na Lei Orgânica;

– revogação da legislação que retira os regimes de trabalho.

Na pauta dos municipários também foi reafirmada a luta pelo fim das parcerias público privadas e dos processos de terceirização e privatização do serviço público, o cumprimento da legislação de Segurança e Saúde do trabalhador e o retorno da Guarda Municipal aos equipamentos municipais, como escolas e postos de saúde.

Ações:

– Uma jornada de mobilização será iniciada pelo Simpa nos locais de trabalho e junto com o Conselho de Representantes Sindicais (Cores);

– reunião do Cores no próximo dia 22 de maio;

– Assembleia Geral no dia 6 de junho, às 18h30min, na Casa do Gaúcho, tendo como pauta a data-base e a participação da categoria na Greve Geral Contra a Reforma da Previdência, chamada pelas centrais sindicais para o dia 14 de junho.

Simpa vota9

VI CONGRESSO DOS SIMPA

As resoluções do VI Congresso do Simpa, realizado nos dias 26 e 27 de abril, foram referendadas na assembleia de quinta-feira. As resoluções que implicam em alterações no Estatuto do Sindicato serão referendadas em assembleia geral específica para este fim, com data a ser definida pela comissão que será definida no Cores.

Clique aqui para acessar a pauta de reivindicações!

 

 

Fonte: Simpa