15 janeiro, sexta-feira, 2021 às 4:40 pm
ComentáriosPuxado pelos Estados Unidos, Brasil, Índia e México, o mundo superou nesta sexta-feira (15) a marca de 2 milhões de vidas perdidas em decorrência da Covid-19. A pandemia, que teve início há pouco mais de um ano, gerou a maior crise social e econômica em vários países, e também teve que lidar com o negacionismo de vários líderes mundiais, que reduziam a gravidade da doença, como é o caso do brasileiro Jair Bolsonaro e do norte-americano Donald Trump, presidentes dos países que estão em primeiro e segundo lugares em número de casos e mortes, e não é à toa.
A marca dos dois milhões de mortos ainda ocorre num momento em que mais de 50 países já iniciaram a vacinação. No Brasil, segundo país com mais mortes pela doença, ainda não tem data confirmada para imunização.
Mais de dez meses depois de a Organização Mundial de Saúde (OMS) decretar a crise do novo coronavírus no mundo, já são 2.000.326 as vítimas fatais da pandemia, segundo dados da Universidade Johns Hopkins.
O número foi atingido com a divulgação dos óbitos na Itália, que somou mais 477 falecimentos nas últimas 24 horas, subindo para 81.325 no país desde o início da epidemia. Os dados ainda devem ter uma alta expressiva nesta sexta-feira (15) porque diversos países só atualizam seus relatórios diários durante a noite.
Nesta sexta, até as 14h, os Estados Unidos somavam 389.191 vítimas, seguidos pelos Brasil (207.095), Índia (151.918), México (137.916) e Reino Unido (87.448). Na sequência, aparecem os italianos.
Rio Grande do Sul
O RS registrou 91 óbitos nas últimas 24 horas pela covid-19, conforme boletim da Secretaria Estadual da Saúde (SES) divulgado nesta quinta-feira (14). Com isso, já são 9.790 vidas perdidas no território gaúcho desde o início da pandemia.
O estado também já registra 495.585 infectados pela doença, com a confirmação de 4.923 novos casos pela SES. Dos confirmados, 468.848 (95%) são considerados recuperados.
Canoas foi a cidade que mais registrou óbitos nas últimas 24h, com 13 vidas perdidas, seguida por Porto Alegre (7), Caxias do Sul (7) e Santa Maria (4).
São Leopoldo, Pelotas, Lajeado, Cachoeirinha e Candelária registraram 3 mortes cada. Passo Fundo, Alvorada, Sapucaia do Sul, Campo Bom, Capão da Canoa e São Borja registraram 2 mortes cada. Nenhuma outra cidade teve registro de mais de uma vítima fatal.
A quantidade de municípios que ainda não registraram mortes por covid-19 segue caindo: dos 497 municípios gaúchos, apenas 79 não têm registro de vítimas fatais.
Fonte: CUT Brasil e Brasil de Fato
RS vive pior momento da pandemia com mais de 12 mil mortes e falta de leitos nos hospitais
Na luta contra PEC 186, trabalhadores pressionam senadores gaúchos e defendem recursos da saúde e da educação
Justiça determina suspensão das aulas presenciais nas escolas municipais de Porto Alegre
Correios dão lucro bilionário, mas governo Bolsonaro quer vender serviço público
Brasil ultrapassa 250 mil mortes e vive pior fase da pandemia com explosão de casos
STF decide que aposentado especial não pode atuar em atividade de risco
Mais de 50 funcionários estão afastados por infecção ou suspeita de Covid-19 na Trensurb