Central Única dos Trabalhadores

Lomba do Pinheiro vai paralisar contra extinção da CEITEC nesta segunda

28 junho, domingo, 2020 às 8:22 pm

Comentários    Print Friendly and PDF

Ceitec

Ceitec

Após ter sido adiada por causa da chuva, será realizada nesta segunda-feira (29), a partir das 6h30, a manifestação em favor da manutenção da CEITEC, a importante fábrica de chips, situada na parada 2 da Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre. Estão convidados para participar do ato lideranças comunitárias, autoridades e demais interessados em defesa dessa empresa pública federal.

A CEITEC foi incluida no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) pelo ministro da Economia, Paulo Guedes e, por isso, a empresa está prestes de ser liquidada, dependendo da assinatura do presidente Jair Bolsonaro. 

Tanto funcionários como dirigentes sindicais e especialistas avaliam que a decisão não tem fundamentação técnica e têm se manifestado pela continuidade da empresa, que é pioneira em semicondutores na América Latina.

Vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), a CEITEC atua no segmento de semicondutores desenvolvendo soluções para identificação automática (RFID e smartcards) e aplicações específicas.

A empresa projeta, fabrica e comercializa circuitos integrados para diferentes aplicações, desempenhando papel estratégico no desenvolvimento da indústria de microeletrônica do Brasil.​

Desde a sua concepção no início dos anos 2000, o Conselho Popular da Lomba do Pinheiro esteve presente, como na definição do local, na transferência e localização de um terreno para a Escola Estadual Onofre Pires (que estava no espaço onde a fábrica está sediada).

Ceitec panorâmica

Produtos do CEITEC

Identificação animal

A CEITEC S.A. desenvolveu uma solução para identificação eletrônica de animais. No Brasil, o Ministério da Agricultura regulamenta essa identificação por meio do SISBOV (Sistema de Identificação de Bovinos e Bubalinos).

O chip RFID de Baixa Frequência (LF) da CEITEC para identificação animal atende às normas NBR 14766 e 15006 (ISO 11784/85). Produtos utilizando o circuito integrado já obtiveram certificação ICAR, instituição responsável pela rastreabilidade animal na União Europeia. Totalmente projetado pela CEITEC, esse chip pode ser utilizado na identificação de cilindros de gás, de pneus e de embalagens, entre outras aplicações.

Identificação Veicular

O chip para identificação veicular da CEITEC é um circuito integrado passivo (não necessita de bateria para funcionar). Ele se integra a tags (etiquetas) coladas no para-brisa de veículos. Guarda em seu interior dados criptografados de identificação do veículo e possui um padrão de comunicação seguro que permite ao usuário o pagamento automático em cancelas de pedágio, estacionamentos, postos conveniados e outros estabelecimentos.

Identificação Patrimonial e Logística

​​Entre as vantagens do uso do RFID no controle patrimonial está a leitura simultânea de vários bens, sem a necessidade de que a etiqueta de patrimônio esteja visível. Isso possibilita a redução do tempo de realização do inventário e acelera o processo de revisão física do inventário imobilizado.

Etiquetas em um objeto, uma embalagem ou um pallet permitem que, por meio de um sinal de radiofrequência com um leitor UHF, se possa ler o código que os identifica e ter acesso, via sistemas informatizados, às informações de interesse a eles relacionadas. Essa tecnologia facilita o controle do fluxo de produtos por toda a cadeia de suprimentos, permitindo tanto o seu acompanhamento desde a sua fabricação, até o ponto final da distribuição, quanto ao controle de estoque.

Além de etiquetas e tags patrimoniais, as soluções logísticas da CEITEC incluem várias etiquetas especiais, como etiquetas transparentes para embalagem, etiquetas para enxoval/vestuário, para papel, para metal, para ambientes externos ou hostis, entre outras.

Identificação Pessoal

Uma identificação pessoal segura para controle de acesso a lugares ou serviços é cada vez mais importante nos dias atuais. Diversos são os documentos que podem se beneficiar do uso de soluções baseadas em circuitos integrados (chips) que incorporam registros do usuário e dados biométricos com alto grau de segurança.

Desenvolvimento

A CEITEC possui uma equipe técnica altamente qualificada que atua nas áreas de projeto, fabricação e desenvolvimento de circuitos integrados e outros dispositivos. A área de Produtos, Pesquisa e Desenvolvimento é capaz de desenvolver soluções específicas para novos projetos conforme demanda de clientes. Os produtos podem ser desenvolvidos em tecnologia digital, analógica e mista.

Sua participação é importante nesse momento. Previna-se com máscaras e o distanciamento indicado e ajude adefender um bem público de relevância.

Ceitec

Funcionários rejeitam extinção

Segundo carta divulgada pela associação dos funcionários, “a CEITEC é viável. Falta adequação aos objetivos estratégicos do país! É necessário readequar a atuação da Ceitec em consonância com interesses estratégicos e econômicos do país, podendo alinhar-se às áreas de defesa, segurança nacional e saúde, entre outras, ao contrário do que tem sido priorizado até o momento". 

"Falta continuidade. É necessária a manutenção do rumo da empresa e modelo de negócios, independente de troca de diretores. Desde o início, a CEITEC teve inúmeras mudanças drásticas nos rumos e modelo de negócio, causadas por substituições periódicas de diretores e CCs que ocasionam a estagnação da empresa e a desmotivação do quadro funcional", destacam os trabalhadores.

A Lomba do Pinheiro está unida neste momento importante na trajetória da CEITEC para evitar a  sua extinção.

Sem Ceitec1

 

Fonte: Francisco Geovani de Sousa -  Conselho Popular da Lomba do Pinheiro