2 março, terça-feira, 2021 às 7:26 pm
ComentáriosA 21ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul determinou a suspensão das aulas presenciais nas escolas municipais de Esteio, enquanto estiver vigente o decreto de bandeira preta na Região 8 do Sistema de Distanciamento Controlado.
A decisão atendeu o pedido urgente de tutela movido pelo Sindicato dos Servidores Municipais de Esteio (Sisme) e ainda determina que a prefeitura se abstenha de ordenar o trabalho presencial nas escolas a todos os profissionais da educação, limitando este trabalho presencial ao mínimo necessário para o atendimento à comunidade escolar.
Na decisão, o desembargador relator Armínio José Abreu Lima da Rosa destacou que “é fato público e notório o exponencial agravamento da situação verificada no Estado do Rio Grande do Sul, quanto ao crescimento do número de casos de Covid-19, o que está levando o sistema público de saúde à beira de um colapso, se é que assim já não se encontra”.
“Tanto isso é verdade que não há leitos de UTI suficientes para o atendimento de todas as pessoas enfermas que necessitam de tal atendimento de urgência, o que vem gerando uma trágica fila de espera para transferência de pacientes que estão em leitos clínicos. O quadro de esgotamento de leitos para atendimento de urgência que alcança todo o Estado do Rio Grande do Sul, não se limitando apenas a Porto Alegre ou ao Município de Esteio, ora agravado”, acrescentou.
Diante de tal contexto, concluiu o magistrado, “não há alguma razão lógica ou jurídica para manter as aulas presenciais no Município de Esteio para educação infantil, primeiro e segundo anos do ensino fundamental, notadamente quando, em momento anterior, em que a situação não era tão grave, os protocolos previram a suspensão de tais atividades presenciais nas escolas em todo o território estadual”.
“Impõe-se, aqui, a concretização dos princípios da razoabilidade e da proporcionalidade, não se podendo desconsiderar o atual crescimento em progressão geométrica do contágio pelo vírus”, completou.
Homenagem ao professor Sérgio Roth
Segundo o Sindicato, em Esteio são mais de 70 profissionais da educação contaminados ou com suspeitas de contaminação pela covid-19. No último sábado, o professor de Geografia Sergio Roth Pinto faleceu em decorrência da doença, assim como a secretária escolar Liane Pallete, nesta segunda-feira.
Na manhã de segunda-feira (1º), o Sisme esteve em frente à Escola Camilo Alves, junto com os trabalhadores e comunidade escolar para homenagear o professor Sergio.
Assista ao vídeo
Fonte: Sul21
Justiça arquiva inquérito contra professora de Pernambuco por outdoor que criticou Bolsonaro por mortes
Audiência pública virtual avalia último balanço e futuro do Banrisul nesta sexta
Com atraso, governo deve retomar medidas de proteção a trabalhadores e empresas
1º de Maio da CUT e centrais reivindica respeito à vida e emprego decente
Sem presença do governo Leite, audiência pública encaminha plebiscito popular sobre privatizações
Confira oito motivos para ser contra a privatização da Eletrobras
Vitória no STF: maioria dos ministros reconhece suspeição de Moro ao julgar Lula