13 janeiro, quarta-feira, 2021 às 1:32 pm
ComentáriosSul21 – A Justiça Federal decidiu pela suspensão da Assembleia Geral Extraordinária, marcada para ocorrer nesta quarta-feira (13), cujo objetivo era deliberar acerca da dissolução do Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada S.A (CEITEC).
Em sua decisão, a juíza federal Maria Isabel Pezzi Klein, da 3ª Vara Federal de Porto Alegre, justifica que o processo de acompanhamento da desestatização do CEITEC ainda está em tramitação no Tribunal de Contas da União (TCU), de modo que o governo federal não pode promover agora a liquidação imediata da entidade, fato que tornaria inútil a atuação do TCU no processo de desestatização.
A juíza também fundamentou sua decisão ao constatar que o projeto de desestatização do CEITEC, no site do Programa de Parcerias e Investimentos do próprio Governo Federal, permanece em fase de estudos, faltando ainda a realização de consulta pública e a análise pelo TCU, antes de serem tomadas quaisquer medidas sobre à dissolução da entidade.
“Face a esse cenário, em juízo de cognição sumária, conclui-se que a iminente liquidação da entidade é ato potencialmente lesivo ao patrimônio público, que merece acurada análise pelo Poder Judiciário, nos limites da pretensão ora formulada”, afirma a juíza em sua decisão de suspender a realização da Assembleia Geral Extraordinária, até nova deliberação da Justiça.
A juíza da 3ª Vara Federal de Porto Alegre ainda destaca que a medida é “plenamente reversível”, mediante a marcação de nova data, “sem relevante prejuízo ao ente público, se a decisão for reconsiderada”.
Na ação popular, movida pelo advogado Luciano Pires Hannecker e a Associação dos Colaboradores do CEITEC, os autores do pedido de suspensão da Assembleia afirmam que o governo de Jair Bolsonaro (sem partido), no intuito de extinguir a empresa pública, tem agido sem transparência.
Eles alegam ainda que a extinção do CEITEC representará “lesão inestimável ao patrimônio, à autonomia e ao desenvolvimento tecnológico do país”, com perda de profissionais especializados, inclusive com treinamento no exterior, além da perda da estrutura física da empresa.
Fonte: Sul21
Plenária das centrais sindicais e movimentos sociais do RS reforça luta pelo Fora Bolsonaro nesta quinta
Redes sociais impulsionam ativismo por impeachment de Bolsonaro
Brasil é um dos cinco países que registram explosão de casos de Covid-19, diz OMS
AMRIGS alerta que projeto da Mina Guaíba pode trazer “sérios riscos à saúde” da população
Maioria pelo impeachment de Bolsonaro será construída com pressão social, aponta Gleisi
Ford pode ser acionada na Justiça por danos à produção em cadeia no país
Brasil perde 5,5 mil fábricas em 2020 e trabalhadores cobram política para indústria