Central Única dos Trabalhadores

Greve dos bancários segue forte e paralisa 11.818 agências no País

15 outubro, quinta-feira, 2015 às 10:50 pm

Comentários    Print Friendly and PDF

Assembleia

A greve nacional dos bancários fechou nesta quinta-feira (15) o décimo dia ainda mais forte em todos os estados e no Distrito Federal. Segundo levantamento da Contraf-CUT, 11.818 agências e 44 centros administrativos paralisaram suas atividades em todo o Brasil.

No Rio Grande do Sul, o movimento atingiu 409 agências na base do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e, conforme informações da Fetrafi-RS, a mobilização parou 1.050 unidades em todo o Estado.

Apesar da força da greve, a Fenaban até o momento não se manifestou e não há perspectivas de retomada das negociações. Os banqueiros insistem na proposta rejeitada: reajuste de 5,5% (abaixo da inflação  de 9,88%) e abono de R$ 2.500.

Esse reajuste representa para a categoria uma perda real de 4%. Um total desrespeito, visto que, os bancários querem reajuste de 16% (reposição da inflação mais 5,7% de aumento real), além de mais contratações, melhores condições de trabalho e medidas de atenção à saúde do trabalhador.

Bancos oferecem pouco, mas cobram juros de até 756% ao ano no rotativo

A tabela divulgada pelo Banco Central, sobre juros cobrados pelos bancos nas operações com cartão de crédito rotativo, entre os dias 24 e 30 de setembro, revela as altas taxas anuais cobradas pelos maiores bancos.

A taxa anual chega a 756,42% no Banco Cetelem. Os juros no Itaú alcançam 631,30% ao ano. No Bradesco, a taxa é de 494,60%. O levantamento segue com o HSBC, com taxa de 461,24% e o Santander com 432,39%. Entre os bancos públicos, o destaque é para o Banco do Brasil com 307,32%, e a Caixa com 128,22%.

Assembleia dos bancários de Porto Alegre

Os bancários voltaram a se reunir em assembleia nesta quinta-feira, no Clube do Comércio, para organizar as próximas atividades da Campanha Salarial. Nesta sexta-feira (16), às 14h, a categoria faz uma ação solidária com a entrega de donativos, no Ginásio Tesourinha, para os atingidos pelos temporais. Na próxima segunda-feira (19), tem nova assembleia.

O presidente do SindBancários, Everton Gimenis, abriu a assembleia parabenizando os grevistas pelo Bancários Walk, o passeatão realizado ontem pelas ruas de Porto Alegre. “Temos dificuldades para inserir alguns debates na mídia, como os problemas de saúde enfrentados pelos bancários. Com o Bancários Walk, conseguimos dar visibilidade para a Campanha Salarial e para as questões de adoecimento da categoria”, analisou.

HSBC

Ação solidária

Os bancários, que já costumam doar sangue, estão recebendo mantimentos para doar às famílias desabrigadas pelas chuvas intensas que atingem o Estado. Nesta sexta, 16/10, às 14h, acontece a primeira entrega para os atingidos, no Estádio Tesourinha, e todos os bancários estão convidados para participar.

Mesmo após a entrega, a Casa dos Bancários (General Câmara, 424) continua sendo local para receber os donativos. Não podemos esquecer que essa luta também é nossa. Precisamos ajudar os colegas a ter uma vida melhor. São pessoas que tiveram suas casas invadidas pela água e que perderam tudo.

Cuidado com boatos

Como acontece todos os anos, os bancos já começaram a fazer circular boatos para enfraquecer a mobilização. Informações de que agências serão abertas por meio de interditos e que uma negociação com a Fenaban está para ocorrer buscam criar um clima de instabilidade e enfraquecer a greve.

Badesul

Agenda de mobilização

Sexta-feira, dia 16
9h – Saída das caravanas móveis de convencimento
14h – Ginásio Tesourinha – entrega dos donativos para os atingidos pelos temporais

Segunda, dia 19
9h – Saída das caravanas móveis de convencimento
10h – Casa dos Bancários – reunião aberta dos delegados sindicais e grevistas
14h – Assembleia dos Bancários – Clube do Comércio

 

Fonte: CUT-RS com SindBancários, Fetrafi-RS e Contraf-CUT