Central Única dos Trabalhadores

Greve dos bancários paralisa 1.123 agências no RS e negociação com Fenaban continua nesta sexta

22 outubro, quinta-feira, 2015 às 8:07 pm

Comentários    Print Friendly and PDF

Estamos em greve

Estamos em greve

Na início da noite desta quinta-feira (22), a mesa de negociação com o Comando Nacional dos Bancários terminou, sem qualquer apresentação de nova proposta da Fenaban. Entretanto, uma nova rodada foi agendada para a manhã desta sexta-feira (23), a partir das 9h30, em São Paulo.

Na quarta-feira (21), a Fenaban ofereceu 8,75% de reajuste salarial. Esse índice foi rejeitado na mesa de negociação pelo Comando e a greve foi mantida.

Os integrantes do Comando Nacional declararam nas mesas de negociação que a disposição da categoria em todo o país é conquistar aumento real. A última proposta é inferior ao índice de inflação nos últimos 12 meses, que foi de 9,88%, segundo o INPC. Os bancários reivindicam reajuste de 16%. Os bancos lucraram mais de R$ 36 bilhões no primeiro semestre deste ano.

De acordo com o levantamento da Fetrafi-RS, 1.123 agências permaneceram fechadas nesta quinta-feira na Capital e Interior do estado. Os maiores números da paralisação agora são verificados no Banrisul, com 202 unidades em greve no Interior. A Caixa, que havia liderado o ranking até terça-feira, teve 194 agências e postos paralisados no Interior do Estado.

Banrisul protesto

Agenda de mobilização em Porto alegre

Sexta-feira

8h: Concentração em frente à DG, cobrando negociação já da diretoria do Banrisul.

12h: Caravana da Solidariedade com saída da Casa dos Bancários (General Câmara, 424, Centro Histórico de Porto Alegre) para entrega de donativos e ajuda humanitária a atingidos pelas enchentes em São Jerônimo, Porto Alegre e Canoas.

 

Fonte: CUT-RS com SindBancários