Central Única dos Trabalhadores

FNDC promove painel “Fake News, Eleições e Democracia” no próximo dia 21 em São Leopoldo

6 outubro, domingo, 2019 às 7:43 pm

Comentários    Print Friendly and PDF

Card - fake news1

Card - fake news1

O Comitê Gaúcho do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) realiza, no próximo dia 21 (segunda-feira), às 19h45,, o painel “Fake News, Eleições e Democracia”, no auditório Padre Bruno Hammes, do Centro de Direito da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), em São Leopoldo.

A atividade terá como palestrantes o jornalista, escritor e professor Juremir Machado da Silva, a jornalista e professora Christa Berger, o professor de Direito da Unisinos, Guilherme de Azevedo, e o ativista digital Lucio Uberdan. O público alvo são estudantes de comunicação e comunicadores, entidades sindicais e movimentos sociais. Não há necessidade de prévia inscrição.

A proposta é instigar os painelistas ao debate sobre desinformação, eleições e democracia, que estão presentes em todas as mídias, principalmente nas redes sociais. As eleições municipais de 2020 também ganham destaque, observando as fake news espalhadas em 2018, durante a corrida presidencial. As “inverdades fabricadas”, nesse período, ganharam proporções prejudiciais à legitimidade do pleito e compartilhamentos desenfreados nos mais variados segmentos da sociedade.

“Precisamos aprofundar o debate sobre as fake news, que tiveram um papel destacado nas eleições de 2018 e mancharam a democracia brasileira. A sociedade não pode continuar refém de espertalhões e criminosos. É preciso desmontar esse laboratório de desinformação, que propaga ódio e mentiras, violando o Estado Democrático de Direito”, afirma o secretário de Comunicação da CUT-RS e integrante do Comitê Gaúcho do FNDC, Ademir Wiederkehr.

O diretor do Sindicato dos Jornalistas do RS e também integrante do Comitê Gaúcho do FNDC, Milton Simas, afirma que “a sociedade brasileira está sendo bombardeada, diariamente, por notícias falsas. São pessoas que propagam a mentira, para obter vantagens nos mais variadas segmentos. A democracia e o direito à verdade não podem ficar em segundo plano, por isso a necessidade de combater e manter nossa vigilância aos ataques mentirosos propagados sem qualquer controle".

Para o professor Bendito Tadeu César, um dos coordenadores do Movimento M3D, a disseminação de fake news tem alterado o equilíbrio democrático no Brasil e no mundo. “As notícias falsas espalhadas, preferencialmente, por meio das novas redes sociais, mas trabalhadas, também, de modo consciente pelos veículos de comunicação da imprensa corporativa, tornou-se um potente instrumento da chamada “guerra híbrida”. As fake news têm sido utilizadas para manipular a vontade e os medos das populações, distorcendo resultados eleitorais e contribuindo para a derrubada de governos legitimamente eleitos em todo o mundo. Mais do que lamentar esse fato, precisamos, urgentemente, entender como as fakenews são criadas e espalhadas e criar instrumentos para o seu combate”, avalia.

Com a parceria das entidades que integram o Comitê Gaúcho do FNDC, o painel conta com o apoio da Unisinos; do Movimento 3D – Democracia, Diálogo e Diversidade; da Associação de Juristas pela Democracia (AJURD) e do Comitê em Defesa da Democracia do Estado Democrático de Direito.

Quem são os painelistas

Juremir Machado da Silva – Jornalista, escritor, professor da PUC-RS, colunista do Correio do Povo, apresentador do programa Esfera Pública, na Rádio Guaíba.

Guilherme de Azevedo – Professor e coordenador do curso de Direito da Unisinos, em Porto Alegre/RS. Doutor e Mestre em Direito Público pelo PPGD/Unisinos.

Christa Berger – Jornalista, doutora em Ciências da Comunicação e professora aposentada da Ufrgs.

Lucio Uberdan – Diretor da Bateia – Mineração de Dados- e acadêmico de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Atua, há mais de 10 anos, com comunicação política em ambiente de internet; trabalhou em campanhas políticas e administrações do país e do Estado, na área da comunicação digital.

 

Fonte: CUT-RS com Sindicato dos Jornalistas do RS