Central Única de Trabalhadores

Federação Democrática dos Sapateiros promove seminário sobre câncer de mama

20 outubro, terça-feira, 2015 às 5:08 pm

Comentários    Print Friendly and PDF

breastfeeding

A Federação Democrática dos Sapateiros promove no próximo sábado, 24, a partir das 9h, um seminário de conscientização sobre o câncer de mama, na sede do Sindicato dos Sapateiros de Sapiranga.  A atividade terá esclarecimentos e orientações sobre o tema para as mulheres.

A médica Anita de Oliveira falará sobre a saúde da mulher. A representante da Liga Feminina do Câncer, Roseli K. Monteiro, abordará a atuação da entidade. O evento também terá a participação da presidenta da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria Têxtil, Couro e Calçado (CNTV), Cida Trajano. Haverá ainda abertura musical de Nana Bernardes.

A secretária de Mulheres da CUT-RS, Ísis Marques, parabeniza a iniciativa da Federação em debater esse assunto. “Não podemos nos furtar desse tema, que atinge diretamente a vida de milhares de mulheres. Além disso, é um compromisso permanente de nós, sindicalistas, de tratar da prevenção da saúde das trabalhadoras e companheiras sindicalistas, não só em outubro.”

Segundo ela, o seminário ao abordar a importância da prevenção irá esclarecer um ponto fundamental para a diminuição dos óbitos por câncer de mama. “É um trabalho de convencimento fazer as mulheres entenderem a criar espaço nas suas rotinas para fazerem os exames preventivos”, salienta Isis.

12118880_975916365802451_9217108459758561648_n

Sapateira e dirigente da CUT-RS, Angélica Nascimento, distribui o material na Calçados Beira Rio

Outubro Rosa

Durante esse mês, em todas as ações promovidas pela entidade em frente as portas de fábricas da região, acontece panfleteação do  material elaborado pela Federação divulgando o seminário e conscientizando sobre o câncer de mama.

O seminário faz parte da campanha Outubro Rosa, que acontece em diversos países, e visa conscientizar e prevenir o câncer de mama. Atualmente, este é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil.

No nosso país, depois do câncer de pele, o câncer de mama responde por cerca de 25% das novas ocorrências a cada ano. Em 2015, para o Brasil são esperados 57.120 casos novos da doença.

O diagnóstico precoce é decisivo para a cura. Todo o tratamento para câncer de mama pode ser feito pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

 

 

 

 

 

 

Fonte: CUT-RS