Central Única de Trabalhadores

Faltam poucos dias para encerrar campanha de indicação de Lula ao Prêmio Nobel da Paz

25 janeiro, sexta-feira, 2019 às 1:22 pm

Comentários    Print Friendly and PDF

Lula Nobel

Lula Nobel

Termina no próximo dia 1º de fevereiro o prazo para que os apoiadores do ex-presidente Lula assinem o manifesto de sua indicação ao Prêmio Nobel da Paz. O nome de Lula foi lançado por, entre outros motivos, ter retirado 30 milhões de brasileiros da extrema pobreza e, com isso, pela primeira vez, o Brasil saiu do Mapa da Fome da ONU.

A campanha foi idealizada pelo argentino que ganhou o Prêmio Nobel da Paz de 1980, Adolfo Pérez Esquivel, ativista dos direitos humanos, durante sua luta contra ditaduras em toda a América Latina.

Esquivel acompanhou as ações  de Lula no combate à fome e às desigualdades sociais durante a sua gestão, de 2003 a 2010.

No manifesto enviado ao comitê julgador, Esquivel destacou vários argumentos para justificar a premiação ao ex-presidente Lula, que segundo ele, deixou legado sem precedentes no combate à redução da pobreza e da fome no Brasil.

Quase 500 mil pessoas já assinaram o abaixo-assinado

O abaixo-assinado para efetivar a candidatura de Lula já conta com mais de 484.990 mil assinaturas de personalidades do mundo inteiro.

Entretanto, são válidas para o comitê avaliador assinaturas de grupos específicos de pessoas.

De acordo com o estatuto da Fundação Nobel, uma candidatura válida para o Prêmio Nobel da Paz requer assinatura de: membros de assembleias nacionais e governos nacionais (membros do gabinete ou ministros) de estados soberanos, bem como atuais chefes de Estado; membros do Tribunal Internacional de Justiça em Haia e do Tribunal Permanente de Arbitragem em Haia; membros do Institut de Droit International; professores universitários, professores eméritos e professores associados de história, ciências sociais, direito, filosofia, teologia e religião; reitores universitários e diretores de universidades, entre outros.

O Comitê de Solidariedade Internacional ao ex-presidente Lula pede para que o apoio seja encaminhado também ao e-mail lula.nobelprize@gmail.com para que os organizadores da campanha possam acompanhar a evolução das adesões à candidatura de Lula.

Nobel da Paz

Criado em 1901, o Prêmio Nobel é um dos mais prestigiados reconhecimentos do mundo para quem trabalha em prol de causas sociais e direitos humanos. Todos os anos, pessoas que fizeram pesquisas de grande valor para o bem do ser humano em diversas áreas, como Química, Física, Medicina, Literatura, Economia e Paz, são escolhidas e premiadas.

Saiba mais

‘Devemos lutar pela soberania’, diz Lula, que tem petição para Nobel da Paz

Mais um vencedor do Nobel da Paz indicará Lula para receber o prêmio 

 

 

Fonte: CUT Nacional