Central Única dos Trabalhadores

Em audiência pública em Santa Maria, CUT-RS exige que Sartori envie aos deputados projeto de reajuste do mínimo regional

27 novembro, sexta-feira, 2015 às 10:38 pm

Comentários    Print Friendly and PDF

Claudir em Santa Maria

Claudir em Santa Maria

Na primeira audiência pública regional no interior do Estado sobre o reajuste do salário mínimo regional , realizada na tarde desta sexta-feira (27),  na Câmara de Vereadores de Santa Maria, a CUT-RS exigiu que o governador José Ivo Sartori (PMDB) envie o quanto antes um projeto de lei em regime de urgência para a Assembleia Legislativa, a fim de que seja votado pelos deputados ainda em dezembro, antes do recesso de fim de ano, de modo que os novos valores do chamado piso regional sejam pagos a partir de janeiro de 2016. O encontro, promovido pela Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo da Assembleia, foi presidido pelo deputado estadual Valdeci Oliveira (PT).

A CUT-RS e centrais sindicais reivindicam aumento de 11,55% no mínimo regional. O índice significa a reposição da inflação projetada no período e ganho real. O INPC acumulado dos últimos 12 meses, entre 1º de novembro de 2014 e 31 de outubro de 2015, foi de 10,33%.

“O reajuste de 11,55% é fundamental para corrigir os valores defasados das cinco faixas do mínimo regional, como forma de manter o poder de compra de cerca de 1,5 milhão de trabalhadores beneficiados e contribuir para a valorização do trabalho com distribuição de renda e redução das desigualdades”, afirmou o presidente da CUT-RS, Claudir Nespolo, que participou da audiência pública.

Além disso, o reajuste significa estímulo para aquecer o consumo e a produção, fazer girar a roda da economia gaúcha. “Todos saem ganhando”, aponta o dirigente sindical.

“Orientamos os trabalhadores a entrarem em contato desde já com os deputados estaduais, pedindo a cada parlamentar o compromisso de votar a favor do reajuste de 11,55% no mínimo regional, tão logo o projeto seja encaminhado pelo governo do Estado”, salientou Claudir.

Estiveram presentes representantes de várias centrais, sindicatos e federações de trabalhadores.

ADESIVO piso regional

Novo Hamburgo

A segunda audiência pública acontece na próxima quarta-feira, dia 2 de dezembro, às 19h, na Câmara de Vereadores de Novo Hamburgo.

Já os encontros previstos para Caxias do Sul, Passo Fundo, Pelotas e Santa Cruz do Sul, assim como o de Porto Alegre, ainda não foram agendados. A realização de audiências públicas foi proposta pelo deputado Nelsinho Metalúrgico (PT) para ampliar o debate na sociedade.

Jornal especial da CUT-RS

A CUT-RS lançou um jornal especial sobre a campanha pelo reajuste de 11,55% do  salário mínimo regional a partir de janeiro de 2016. A publicação vem sendo distribuída aos trabalhadores através de federações e sindicatos filiados à CUT.

Clique aqui para ler a íntegra do jornal.

jornalpiso-1

 

 

Fonte: CUT-RS

 

 

Fonte: CUT-RS