Central Única dos Trabalhadores

CUT-RS realiza live às 19h desta quinta sobre os trabalhadores no enfrentamento da pandemia no Cone Sul

1 julho, quarta-feira, 2020 às 6:30 pm

Comentários    Print Friendly and PDF

Live - Cone Sul1

Live - Cone Sul1 

A CUT-RS promove uma live nesta quinta-feira, às 19h, sobre os trabalhadores do Cone Sul no enfrentamento da pandemia do coronavírus, com a participação de dirigentes de centrais sindicais do Brasil, Argentina, Uruguai, Chile e Paraguai. Haverá transmissão nas páginas da CUT-RS e da CUT Brasil.

O objetivo é trocar experiências acerca da situação da pandemia em cada país e as diferentes estratégias de combate adotadas pelos governos, focando os seus resultados e os cenários pós-pandemia.

Além disso, as centrais irão debater o agravamento da crise econômica no Cone Sul e os impactos das mudanças na base produtiva para a classe trabalhadora, bem como reforçar os laços de solidariedade no enfrentamento internacional das políticas da extrema direita e do conservadorismo.

“O Brasil já se tornou o pior país no combate à pandemia. Falta pouco para alcançarmos os Estados Unidos no número de mortes e infectados. Esse descontrole é algo intencional e faz parte dos planos de Bolsonaro de criar um ambiente de caos, condição fundamental para que seu projeto autoritário, de massacre da classe trabalhadora e de aprofundamento das desigualdades no Brasil, não seja interrompido”, afirma o presidente da CUT-RS, Amarildo Cenci.

Segundo ele, “os nossos ‘hermanos’ e vizinhos de fronteira adotaram outras medidas com resultados que tem salvado vidas e preservado os direitos da classe trabalhadora. Sabemos que o avanço da extrema direita, da retirada de direitos e de uma política voltada para abater os pobres e menos desprotegidos, não será enfrentada apenas nas fronteiras nacionais. Essa luta é internacional e só será vencida se exercitamos a solidariedade e se nos conectarmos cada vez mais”.

Participantes

Antonio Lisboa – Brasil
É o secretário de Relações Internacionais da Central Única dos Trabalhadores (CUT).

Bárbara Figueroa – Chile
É a presidente da Central Unitaria de Trabajadores (CUT)

Roberto Baradel – Argentina
É o secretário de Relações Internacionais da Central de Trabajadores de la Argentina (CTA).

Fernando Gambera – Uruguai
É o secretário de Relações Internacionais do Plenario Intersindical de Trabajadores – Convenção Nacional de Trabajadores (PIT-CNT)

Bernardo Rojas – Paraguai
É o presidente da Central Unitaria de Trabajadores Autentica.(CUT Autêntica)

Mediação

Amarildo Cenci – Brasil
É o presidente da CUT-RS e diretor do Sinpro-RS.

 

Fonte: CUT-RS