Central Única dos Trabalhadores

CUT-RS promove live às 19h desta quarta com Celso Amorim sobre eleições no Brasil e no mundo

28 outubro, quarta-feira, 2020 às 4:30 pm

Comentários    Print Friendly and PDF

Card - Eleições sinalizam

Card - Eleições sinalizam

A CUT-RS realiza nesta quarta-feira (28), às 19h, uma live sobre as eleições no Brasil e no mundo com a participação do ex-ministro de Relações Exteriores, Celso Amorim, e da professora de Direito da UFRJ, Gisele Ricobom. A mediação será do presidente da CUT-RS, Amarildo Cenci.

Haverá transmissão ao vivo pelo Facebook nas páginas da CUT-RS e da CUT Brasil, com publicação cruzada em diversos sindicatos e parcerias.

“Queremos analisar a disputa no Brasil, que ocorre após recentes e importantes vitórias da esquerda em eleições na Argentina, na Bolívia, no Chile e na Nova Zelândia, que sinalizam mudanças políticas no continente e no mundo”, afirma o presidente da CUT-RS. “Além disso, temos a perspectiva concreta no pleito dos Estados Unidos da derrota de Trump, a quem Bolsonaro tem sido submisso desde os primeiros dias de seu governo, comprometendo a soberania nacional”.

Para Amarildo, “esse cenário enfraquece a política genocida, autoritária e entreguista da extrema direita e abre oportunidades para construir um novo modelo antineoliberal, democrático e popular para resgatar os direitos perdidos e reafirmar a defesa da autonomia, dos interesses da classe trabalhadora e da soberania das nações”.

Amorim é um diplomata renomado e foi um dos primeiros a comemorar a vitória em primeiro turno de Luís Arce, do Movimento ao Socialismo (MAS), partido do ex-presidente Evo Morales, nas eleições bolivianas realizadas um ano após o golpe. “Por tudo que está acontecendo na América Latina, a vitória de Arce representa esperança para a América do Sul. É o regresso da população indígena ao poder, a volta do povo, que disse não ao golpe de Estado”, ressaltou.

Participantes

Celso Amorim é diplomata, ex-ministro das Relações Exteriores e da Defesa. Formado pelo Instituto Rio Branco, obteve pós-graduação em Relações Internacionais pela Academia Diplomática de Viena, na Áustria. Foi chefe da Missão Permanente do Brasil na Organização das Nações Unidas (ONU), da qual chegou a ser presidente do Conselho de Segurança. Foi também embaixador do Brasil no Reino Unido antes de assumir o Itamaraty, após convite do então presidente Lula.

Gisele Ricobom é professora de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Tem mestrado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), na área de Relações Internacionais. Possui diploma de Estudos Avançados em Direitos Humanos e Desenvolvimento e doutorado em Direitos Humanos e Desenvolvimento pela Universidade Pablo de Olavide, na Espanha. É autora de livros e artigos sobre Direitos Humanos, Democracia e Sistema de Justiça.

Mediador

Amarildo Cenci é professor, presidente da CUT-RS e diretor do Sindicato dos Professores do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Sinpro-RS).


 

Fonte: CUT-RS