Central Única dos Trabalhadores

CUT-RS promove live sobre trabalhadores da Saúde e combate ao coronavírus

3 abril, sexta-feira, 2020 às 6:34 pm

Comentários    Print Friendly and PDF

Live1

Live1

A CUT-RS, em parceria com o Brasil de Fato e a Rede Soberania, promoveu neste sábado (4), das 11h às 1215h, uma live para debater a situação dos trabalhadores e das trabalhadoras da Saúde diante da pandemia do coronavírus, na luta para salvar a vida das pessoas.

O objetivo foi debater as condições de trabalho, os equipamentos de proteção individual e os problemas enfrentados para atender cada vez mais infectados pelo vírus no Rio Grande do Sul.

Assista à transmissão!

A live contou com a participação de dirigentes sindicais, representantes dos trabalhadores da área da Saúde, de um médico especialista em Saúde Coletiva e do presidente do Conselho Estadual da Saúde.

Para o secretário de Saúde do Trabalhador da CUT-RS, Alfredo Gonçalves, foi uma boa oportunidade para analisar a situação da pandemia no Estado e reforçar a importância do Sistema Único de Saúde (SUS) para garantir atendimento para a população.

"Estamos muito preocupados com a evolução do número de casos no Brasil e com a falta de equipamentos para proteger especialmente a saúde e a vida de trabalhadores e trabalhadoras de hospitais e postos de atendimento”, destaca Alfredo.

O dirigente da CUT-RS critica os empresários que querem retomar a economia, fazendo coro com o governo Bolsonaro. “Não estamos frente a uma gripezinha, como repete o presidente, mas combatemos uma pandemia que já matou milhares de pessoas em países como China, Itália, Espanha, França e Estados Unidos, dentre outros, e está fazendo vítimas no Brasil que não param de aumentar”, frisou.

A transmissão, que foi mediada por Saraí Brixner, do Brasil de Fato, foi feita ao vivo nas páginas da CUT Brasil, da CUT-RS, do Brasil de Fato e da Rede Soberania no Facebook.

Confira os cinco participantes!

Alcides Silva de Miranda

O médico Alcides Silva de Miranda é graduado pela Faculdade Estadual de Medicina do Pará (FEMP/PA), com especialização em Medicina de Família e Comunidade pelo Programa de Residência Médica do Serviço de Saúde Comunitária do Grupo Hospitalar Conceição (SSC-GHC/RS), mestrado em Saúde Pública pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e doutorado em Saúde Coletiva pelo Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC-UFBA).  É pesquisador e professor dos cursos de graduação e pós-graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Alfredo Gonçalves

O metalúrgico Alfredo Gonçalves é secretário de Saúde do Trabalhador da CUT-RS, diretor da Federação dos Metalúrgicos do Rio Grande do Sul, coordenador do Fórum Sindical de Saúde do Trabalhador (FSST), coordenador estadual da Cmissão Intersetorial de Saúde do Trabalhadore da Trabalhadora (CIST), representante da CUT no Conselho Estadual de Saúde no Conselho Municipal de Saúde de Porto Alegre.

Cláudio Augustin

O funcionário público aposentado Cláudio Augustin é presidente do Conselho Estadual de Saúde, diretor executivo da CUT Nacional, ex-presidente do Sindicato dos Servidores Públicos do Rio Grande do Sul (Sindsepe-RS) e integrante do Comitê Gaúcho do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC).

Cláudia da Silva

A enfermeira Cláudia da Silva dos Santos é formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e diretora de Assuntos Jurídicos do Sindicato dos Enfermeiros do Rio Grande do Sul (Sergs).

Terezinha Perissinotto

A técnica em enfermagem Terezinha Perissinotto é presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde de Passo Fundo e diretora da Federação dos Empregados em Estabelecimentos de Saúde do Rio Grande do Sul (Feessers).

Card - Saúde

 

Fonte: CUT-RS