Central Única dos Trabalhadores

CUT-RS promove live às 19h desta quarta sobre a luta pela aprovação do Fundeb

29 julho, quarta-feira, 2020 às 4:14 pm

Comentários    Print Friendly and PDF

Live - Fundeb1

Live - Fundeb1

A CUT-RS promove uma live, nesta quarta-feira (29), às 19h, sobre a luta pela aprovação da PEC do novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) no Congresso Nacional. O texto já foi aprovado na Câmara dos Deputados e agora depende de votação, também em dois turnos, no Senado, o que está previsto para agosto.

Participarão a presidente do CPERS Sindicato, Helenir Aguiar Schürer, o presidente da CNTE, Heleno Araújo; a coordenadora-geral do Sinterg, Suzane Barros; e a presidenta da UEE-RS, Gerusa Pena.

A mediação será da secretária de Movimentos Sociais da CUT-RS e presidente do Sindiserv de Caxias do Sul, Silvana Piroli.    

Haverá transmissão simultânea nas páginas da CUT-RS e CUT Brasil no Facebook. Está sendo montada também uma rede de publicação cruzada com sindicatos e federações.

Sem Fundeb não tem educação pública

Criado em janeiro de 2007, durante o segundo mandato do presidente Lula, com vigência até 31 de dezembro de 2020, o Fundeb é composto por recursos das três esferas do poder público (municipal, estadual e federal) e tem como objetivo subsidiar os investimentos do ensino fundamental e médio da educação básica.

Conforme levantamento do jornal Folha de S. Paulo, em 2019, os recursos do fundo correspondiam a 40% de todo o orçamento utilizado pelas redes estaduais de educação.

O estudo apontou que o montante arrecadado pelo Fundeb no ano somou mais de R$ 166 bilhões, dos quais aproximadamente 90% vieram dos estados e municípios, e apenas R$ 15 bilhões da União.

“A mobilização dos professores, da comunidade escolar, dos pais e alunos, especialmente nas redes sociais, foi o que garantiu a aprovação em dois turnos na Câmara. A proposta foi construída durante os últimos cinco anos, através do debate democrático entre as diferentes visões de educação. Agora precisamos repetir a pressão para garantir a aprovação também no Senado”, aponta Silvana.

Para a dirigente sindical, “o Fundeb é um avanço porque amplia os recursos para a educação pública e coloca em pauta a questão do conceito do custo aluno qualidade, que é fundamental para garantir ensino de qualidade para a população”.  

Defesa da Educação1

Conheça os participantes

Helenir Aguiar Schürer

É professora da rede estadual e é a presidente reeleita do Centro dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul (CPERS) Sindicato. Foi diretora do 23º Núcleo do CPERS, em Santana do Livramento, e secretária de Formação da CUT-RS.

Heleno Araújo

É professor da rede estadual e desde 2017 é presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE).  Também é coordenador do Fórum Nacional de Educação (FNE) e diretor do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe).

Suzane Barros

É professora da rede municipal e coordenadora-geral do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Rio Grande.

Gerusa Pena

É estudante do curso de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atual presidente da União Estadual dos Estudantes (UEE-RS).

Mediação

Silvana Piroli

É professora da rede municipal, secretária de Movimentos Sociais da CUT-RS e presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Caxias do Sul (Sindiserv).

 

 

 Fonte: CUT-RS