Central Única de Trabalhadores

CUT-RS prestigia instalação da Comissão Especial pela Reforma Política na Assembleia Legislativa do RS

23 setembro, quarta-feira, 2015 às 7:03 pm

Comentários    Print Friendly and PDF

Reforma1

Em solenidade realizada no gabinete da Presidência, a Assembleia Legislativa do RS instalou nesta quarta-feira (23), às 12h30, a Comissão Especial pela Reforma do Sistema Político-Eleitoral do país. O requerimento para a constituição da Comissão foi proposto pelo deputado estadual Tarcísio Zimmermann (PT). O objetivo é, durante 120 dias, analisar os projetos aprovados pelo Congresso Nacional, estimular o debate com a sociedade e formular propostas.  A CUT-RS , dirigentes de entidades sindicais, OAB e movimentos sociais prestigiaram o ato de instalação.

“Existe um amplo consenso de que a Reforma Política, além de se constituir num dos grandes anseios nacionais, é essencial para o fortalecimento das instituições da democracia brasileira”, afirma o parlamentar, encarregado de presidir a Comissão. Para ele, a recente decisão do STF de tornar inconstitucional o financiamento privado de campanhas eleitorais recoloca o tema no centro dos debates. “O fato dessa decisão, que não é de última hora, ter sido afrontada pela Câmara e pelo Senado, apenas mostra as dificuldades dessa trajetória e o quanto precisaremos construir em termos de consciência social”, reforça.

Representando na solenidade a presidência da Assembleia, o deputado Juliano Roso (PCdoB) também destacou a importância de reconstrução do debate em torno da reforma política. “Esse tema foi atropelado no Congresso Nacional, que conseguiu piorar as regras já existentes”, disse.

Tarcísio salientou o trabalho de entidades como a OAB e a CUT na defesa da Reforma Política Democrática e ressaltou a necessidade de recompor laços para unificar a ação política e produzir significados positivos. “O parlamento gaúcho tem o papel fundamental de dar sequência a esse debate, recolhendo os escombros de todo esse esforço social pela reforma política para preparar um novo momento em conjunto com a sociedade”, reafirmou.

Tarcisio

A Comissão Especial da Reforma Política é composta pelos deputados Adão Villaverde (PT), Ibsen Pinheiro (PMDB), Vilmar Zanchin (PMDB), Gilmar Sossella (PDT), Ciro Simoni (PDT), Frederico Antunes (PP), Sérgio Turra (PP), Ronaldo Santini (PTB), Jorge Pozzobom (PSDB), Sérgio Peres (PRB) e João Reinelli (PV).

Participaram do ato de instalação os deputados Luiz Fernando Mainardi, Nelsinho Metalúrgico e Jeferson Fernandes, o ex-deputado Raul Pont, o Defensor Público-Geral, Nilton Leonel Arnecke Maria, o representante da Procuradoria-Geral de Justiça, promotor público Rodrigo López Zílio, a representante da OAB/RS, Fabiana Barth, o presidente da CUT-RS, Claudir Nespolo, e os dirigentes da Contraf-CUT, Ademir Wiederkehr, do Semapi, Maria Helena Oliveira, da Fegam, Valério Lopes, e da Abong, Mauri Cruz.

 

 

Forte: Agência de Notícias da Assembleia Legislativa e PT Sul.