Central Única de Trabalhadores

CUT-RS e centrais iniciam nesta quarta mobilização pelo piso regional na Assembleia Legislativa

19 outubro, segunda-feira, 2015 às 1:36 pm

Comentários    Print Friendly and PDF

Crédito Camila Dilélio

A CUT-RS e centrais sindicais iniciam ao meio-dia desta quarta-feira, dia 21,o processo de mobilização pelo reajuste do Piso Regional Salarial na Assembleia Legislativa do RS. A primeira reunião das entidades ocorre com a bancada do PT.

O percentual reivindicado pelas centrais é de 11,55% a partir de 1º de janeiro de 2016. O índice representa 1,56% de aumento real. O restante considera  a média projetada para o crescimento do PIB do Brasil e do Rio Grande do Sul, acrescidos da inflação do período levando em conta o INPC estimado no último ano.

Além disso, a proposta das centrais leva em contra a estimativa do reajuste do salário mínimo nacional (9,83%), mais a diferença entre a relação do menor piso e o salário mínimo vigente entre 2002 a 2004 e em 2015 (1,56%).

De acordo com o secretário de Relações do Trabalho da CUT-RS, Antônio Guntzel, a expectativa é que o governo Sartori atenda a demanda da classe trabalhadora. “A nossa proposta está dentro da razoabilidade, pois representa 1,56% de aumento real e mantém o piso regional no mesmo patamar, sem perdas salariais. Mas para garantir qualquer avanço é necessária muita mobilização dos trabalhadores”, aponta.

Na última terça-feira, dia 13, as centrais entregaram a pauta com a reivindicação de reajuste do Piso ao governo, tendo sido recebida pelo secretário do Trabalho, Miki Breier. Ele ficou de encaminhar a proposta ao governador.

 

Fonte: CUT-RS