Central Única dos Trabalhadores

CUT-RS e centrais avançam na construção da greve geral de 30 de junho

20 junho, terça-feira, 2017 às 2:16 pm

Comentários    Print Friendly and PDF

Centrais reunidas 2006

Centrais reunidas 2006

A CUT-RS e centrais sindicais, reunidas na manhã desta terça-feira (20), avançaram na construção da greve geral de 30 de junho contra as reformas da Previdência e Trabalhista e por Fora Temer e Diretas Já. Estiveram presentes dirigentes da CUT, CTB, Força Sindical, Nova Central, UGT, CGTB, Intersindical e CSP-Conlutas. A reunião ocorreu na sede da Força Sindical, em Porto Alegre.

Após debates e avaliações da conjuntura, as centrais reforçaram o calendário de mobilização, definido por consenso na reunião anterior, buscando tirar a greve geral da clandestinidade. Foi ressalto também a realização de encontros setoriais com áreas estratégicas para o sucesso da paralisação, como transportes, dentre outros.

Nos próximos dias, carros de som irão circular para chamar os trabalhadores e as trabalhadoras para fazer a greve geral e, ao mesmo tempo, comunicar a população sobre os motivos da paralisação. Também será elaborado um panfleto unitário para fortalecer a convocação da greve geral.

“É preciso superar as fragilidades e construir outra vez um movimento com ousadia e unidade para impulsionar a greve geral, a exemplo da paralisação de 28 de abril”, destacou a secretária de finanças da CUT-RS, Vitalina Gonçalves.

“O trator das reformas do Temer não para e, por isso, temos que parar o Brasil novamente para barrar essas propostas que visam acabar com a aposentadoria e retirar direitos trabalhistas da classe trabalhadora”, afirmou o secretário de Relações de Trabalho da CUT-RS, Antônio Güntzel.  “Não podemos retroceder, mas sim preservar os direitos que conquistamos com muita luta ao longo da história”.

Centrais reunidas 2006-1

Calendário de mobilização

Junho

20 – 17h30: Ato no Largo Glênio Peres, no centro de Porto Alegre;

22 – 14h: Reunião dos rodoviários, seguido de reunião do setor do transporte, na sede da Força Sindical;

23 – 14h: Reunião nacional das centrais sindicais, na sede do Dieese, em São Paulo;

25 – 10h: Panfletagem no Brique da Redenção;

26 a 29 – Panfletagens no centro de Porto Alegre;

26 – 14h: Reunião das centrais sindicais, na sede da CUT;

27 – 5h: Ato no Aeroporto Salgado Filho;

27 – 9h: Plenária das centrais sindicais, seguida de coletiva à imprensa às 11h, no auditório do SindBancários;

30 – Greve geral

Centrais reunidas 2006-2

Lanceiros Negros

As centrais ainda repudiaram a ação violenta de reintegração de posse da ocupação Lanceiros Negros, feita pela Brigada Militar, a mando do governo Sartori, na última quarta-feira (14), no centro da capital gaúcha. É um absurdo jogar 70 famílias no olho da rua, numa noite fria, às vésperas do feriadão de Corpus Christi, sem qualquer negociação, com uso da tropa de choque da BM, atirando bombas de gás e balas de borracha, além de fazer prisões, como a do deputado Jéferson Fernandes (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa.

 

 

Fonte: CUT-RS