Central Única de Trabalhadores

Cpers conquista liminar e acordo que garante pagamento dos dias de greve

29 setembro, terça-feira, 2015 às 10:50 pm

Comentários    Print Friendly and PDF

Cpers acordo

O governo do Estado não irá descontar os dias de greve dos salários dos educadores. A decisão foi anunciada nesta tarde durante reunião entre a Direção Central do Cpers/Sindicato e o secretário estadual de Educação, Vieira da Cunha.

Antes mesmo do anúncio do governo, o Sindicato já tinha em mãos uma liminar que obriga o Estado a pagar os dias de greve realizados pela categoria nos meses de agosto e setembro, determinando, ainda, o pagamento dos dias descontados através de folha suplementar.

De acordo com Vieira, será feita uma folha suplementar para o pagamento dos professores e funcionários de escola.

“Isso só foi possível devido a pressão e as mobilizações da nossa categoria. O secretário nos garantiu que até o dia 2 de outubro todos os recursos descontados serão repostos”, observou a presidente do Cpers, Helenir Aguiar Schürer.

A orientação do Cpers é a de que, a partir desta quarta-feira, dia 30, as escolas organizem seus calendários. A intenção é que a partir deste sábado já iniciem a recuperação dos dias letivos.

Veja abaixo o acordo firmado

O Governo do Estado do Rio Grande do Sul, neste ato representado pelo Secretário de Educação, Carlos Eduardo Vieira da Cunha, e o CPERS Sindicato, representado pela sua presidente, Helenir Aguiar Schürer, resolvem acordar o seguinte:

- As aulas não ministradas nos períodos correspondentes às greves e reduções de períodos ocorridas nos meses de agosto e setembro deste ano serão devidamente recuperadas;

-Em contrapartida, o Governo do Estado compromete-se a repor, até o próximo dia 2 de outubro, em folha suplementar, os vencimentos descontados a título de participação dos educadores no movimento grevista;

- Para cumprir o compromisso firmado no item 1, as escolas que participaram do movimento revisarão imediatamente o seu calendário, submetendo-o à aprovação do respectivo Conselho Escolar;

- As escolas que ainda não iniciaram a recuperação das aulas começarão a fazê-lo no próximo sábado, 3 de outubro, sem prejuízo de dispor do item anterior;

- O CPERS Sindicato aceita o convite do Senhor Governador, José Ivo Sartori, para comparecer, em Palácio, a reunião sobre o tema, “Situação das Finanças Públicas Estaduais”, que se realizará em data breve, a ser definida de comum acordo.

Porto Alegre, 29 de setembro de 2015.

 

Fonte: Cpers/Sindicato