Central Única de Trabalhadores

Comitê Gaúcho do FNDC escolhe representantes à 20ª Plenária Nacional e ao 3º ENDC

17 maio, quarta-feira, 2017 às 7:39 pm

Comentários    Print Friendly and PDF

c541f0d622d8e202dd3df852fd92a95d_L

c541f0d622d8e202dd3df852fd92a95d_L

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS (SINDJORS) sediou, na segunda-feira (15), a plenária do Comitê Gaúcho do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC). A reunião teve como propósito indicar os representantes gaúchos para a 20ª Plenária Nacional do FNDC, que será realizada em Brasília, no próximo dia 28, dentro da programação do 3º Encontro Nacional pelo Direito à Comunicação (ENDC), que ocorre de 26 a 28 de maio, no Campus Darcy Ribeiro da Universidade de Brasília (UnB).

O secretário de comunicação da CUT-RS, Ademir Wiederkehr, e o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos do Estado do Rio Grande do Sul (Sindsepe), Claudio Augustin, foram os escolhidos para representar o Rio Grande do Sul no evento.

Durante a reunião, os participantes debateram a importância de fortalecer a comunicação sindical e construir veículos de imprensa de esquerda para fazer um contraponto à mídia golpista. Além de potencializar a luta pela democratização da comunicação.

Para o secretário de Comunicação da CUT-RS, Ademir Wiederkehr, “a 20ª Plenária Nacional do FNDC e o 3º ENDC serão dois momentos importantes para debater novas estratégias de comunicação para fortalecer a resistência ao golpe, combater a manipulação dos oligopólios e reforçar a mídia alternativa para a retomada da democracia e a defesa dos direitos sociais, trabalhistas e previdenciários”.

A CUT-RS, o SINDJORS e o Sindsepe coordenam o Comitê Gaúcho do FNDC.

WP_20170515_004

3º Encontro Nacional pelo Direito à Comunicação

Organizado pelo FNDC, em parceria com a Universidade de Brasília (UnB), o encontro reunirá ativistas, professores, estudantes, jornalistas e comunicadores no Campus Darcy Ribeiro.

As inscrições podem ser feitas exclusivamente pela internet, no site, com valor de R$ 65,00 (cartão de crédito, boleto bancário ou débito bancário). Qualquer pessoa interessada no debate sobre direito à comunicação e liberdade de expressão pode participar do evento.

A taxa inclui alimentação (almoço e coffe-break) nos dias 27 e 28. No dia 26, será servido um coffee-break durante o Ato Político pela Liberdade de Expressão, que será o momento de abertura oficial do evento, à noite. A taxa de inscrição não inclui hospedagem, mas a comissão organizadora fechou convênios para descontos em hotéis e alojamentos.

Coordenadora-geral do FNDC, Renata Mielli explica que o 3º ENDC será um espaço de articulação e organização dos diversos atores que militam pela democratização das comunicações no país.

“Desde a consolidação do golpe que depôs a presidenta Dilma Rousseff, os ataques à liberdade de expressão têm se intensificado no país. Protestos e manifestações em defesa dos direitos sociais têm sido duramente reprimidos e a censura privada e judicial vem avançando. Nessa conjuntura, a realização do 3º ENDC se faz extremamente relevante”, avalia Renata.

Confira aqui a programação.

20ª Plenária Nacional do FNDC

Como parte da programação do 3º ENDC, o FNDC também realizará sua 20ª Plenária Nacional, no dia 28 de maio. Entidades nacionais filiadas e Comitês Regionais do FNDC podem indicar delegados e delegadas, de acordo com as regras gerais aprovadas pelo Conselho Deliberativo do Fórum.

 

Fonte: CUT-RS com informações do Sindjors