17 maio, quarta-feira, 2017 às 7:39 pm
ComentáriosO Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS (SINDJORS) sediou, na segunda-feira (15), a plenária do Comitê Gaúcho do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC). A reunião teve como propósito indicar os representantes gaúchos para a 20ª Plenária Nacional do FNDC, que será realizada em Brasília, no próximo dia 28, dentro da programação do 3º Encontro Nacional pelo Direito à Comunicação (ENDC), que ocorre de 26 a 28 de maio, no Campus Darcy Ribeiro da Universidade de Brasília (UnB).
O secretário de comunicação da CUT-RS, Ademir Wiederkehr, e o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos do Estado do Rio Grande do Sul (Sindsepe), Claudio Augustin, foram os escolhidos para representar o Rio Grande do Sul no evento.
Durante a reunião, os participantes debateram a importância de fortalecer a comunicação sindical e construir veículos de imprensa de esquerda para fazer um contraponto à mídia golpista. Além de potencializar a luta pela democratização da comunicação.
Para o secretário de Comunicação da CUT-RS, Ademir Wiederkehr, “a 20ª Plenária Nacional do FNDC e o 3º ENDC serão dois momentos importantes para debater novas estratégias de comunicação para fortalecer a resistência ao golpe, combater a manipulação dos oligopólios e reforçar a mídia alternativa para a retomada da democracia e a defesa dos direitos sociais, trabalhistas e previdenciários”.
A CUT-RS, o SINDJORS e o Sindsepe coordenam o Comitê Gaúcho do FNDC.
3º Encontro Nacional pelo Direito à Comunicação
Organizado pelo FNDC, em parceria com a Universidade de Brasília (UnB), o encontro reunirá ativistas, professores, estudantes, jornalistas e comunicadores no Campus Darcy Ribeiro.
As inscrições podem ser feitas exclusivamente pela internet, no site, com valor de R$ 65,00 (cartão de crédito, boleto bancário ou débito bancário). Qualquer pessoa interessada no debate sobre direito à comunicação e liberdade de expressão pode participar do evento.
A taxa inclui alimentação (almoço e coffe-break) nos dias 27 e 28. No dia 26, será servido um coffee-break durante o Ato Político pela Liberdade de Expressão, que será o momento de abertura oficial do evento, à noite. A taxa de inscrição não inclui hospedagem, mas a comissão organizadora fechou convênios para descontos em hotéis e alojamentos.
Coordenadora-geral do FNDC, Renata Mielli explica que o 3º ENDC será um espaço de articulação e organização dos diversos atores que militam pela democratização das comunicações no país.
“Desde a consolidação do golpe que depôs a presidenta Dilma Rousseff, os ataques à liberdade de expressão têm se intensificado no país. Protestos e manifestações em defesa dos direitos sociais têm sido duramente reprimidos e a censura privada e judicial vem avançando. Nessa conjuntura, a realização do 3º ENDC se faz extremamente relevante”, avalia Renata.
Confira aqui a programação.
20ª Plenária Nacional do FNDC
Como parte da programação do 3º ENDC, o FNDC também realizará sua 20ª Plenária Nacional, no dia 28 de maio. Entidades nacionais filiadas e Comitês Regionais do FNDC podem indicar delegados e delegadas, de acordo com as regras gerais aprovadas pelo Conselho Deliberativo do Fórum.
Fonte: CUT-RS com informações do Sindjors
“Num momento de crise, é preciso fazer com que a voz de indignação chegue à política”, afirma Boulos em Porto Alegre
Governo Temer toma emprestado US$ 250 milhões para beneficiar empresários e banqueiros
Para Leonardo Boff, “Lula não é um político preso, é um preso político”
Casa Grande ficou furiosa quando filho da empregada virou doutor, diz Mercadante em Curitiba
1º de Maio terá ato unificado em Porto Alegre no Espelho D’água da Redenção
CUT-RS repudia crescimento de acordos rebaixados para demissões após reforma trabalhista de Temer
Embargo à exportação de frango pode causar a demissão de 40 mil trabalhadores