Central Única de Trabalhadores

Com debate e lançamento de novo portal, SindBancários comemora 86 anos no dia 17

11 janeiro, sexta-feira, 2019 às 10:22 am

Comentários    Print Friendly and PDF

Sind

Sind

Referência no Brasil quando o assunto é defesa dos trabalhadores, o SindBancários comemora seus 86 anos no dia 18 de janeiro. Para comemorar essa data tão importante, a entidade está preparando uma programação especial para a quinta, 17 de janeiro, na Casa dos Bancários (General Câmara, 424).

Além de uma cerimônia e o lançamento de seu novo portal de notícias e serviços, mais dinâmico, rápido e integrado às novas tecnologias, será realizado um painel sobre os Desafios dos Trabalhadores para 2019, com a doutora em Direito do Trabalho, Valdete Severo, e o ex-ministro de Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel.

Interessados em participar do debate devem se inscrever no link https://bit.ly/2RieheT, pois as vagas são limitadas.

Referência para os trabalhadores

O SindBancários foi fundado em 18 de janeiro de 1933, em uma Assembleia Geral que contou com 185 bancários. Desde lá, a entidade nunca deixou de lutar pela ampliação e manutenção dos direitos de sua categoria. A posição sempre firme do Sindicato levou a diversas intervenções, como em 1946, no fim do Estado Novo; em 1964, no Golpe Militar; em 1968, durante o Ato Institucional (AI) 5 e em 6 de setembro de 1979, quando foi deflagrada a maior greve bancária de Porto Alegre.

A atuação do Sindicato levou os bancários a serem uma das únicas categorias com uma Convenção Coletiva de Trabalho válida em todo o Brasil. Também foi graças a luta organizada pela entidade que os bancários tem direito a receber a Participação nos Lucros e Resutados (PLR), 13ª cesta-alimentação, piso diferenciado e tiveram redução da jornada de trabalho.

“Os bancários, assim como os demais trabalhadores brasileiros, sempre tiveram que lutar muito pelos seus direitos. Nunca ganhamos nada por bondade. São 86 anos de uma história de união, resistência e disposição por fazer um Brasil mais justo e todos que participaram de alguma manifestação, de alguma greve ou ato, ajudaram a escrevê-la”, observa o presidente do SindBancários, Everton Gimenis.

Aniversário de 86 anos do SindBancários – Programação

18h – Painel Desafios dos Trabalhadores para 2019 – com Valdete Severo e Guilherme Cassel
20h – Lançamento do novo portal
20h15 – Coquetel e confraternização de aniversário

Os convidados do painel

Valdete Severo é doutora em Direito do Trabalho pela USP/SP, mestre em Direitos Fundamentais pela Pontifícia Universidade Católica – PUCRS e pesquisadora do Grupo de Pesquisa Trabalho e Capital (USP) e RENAPEDTS – Rede Nacional de Pesquisa e Estudos em Direito do Trabalho e Previdência Social.

Guilherme Cassel é engenheiro civil e pós graduado em Recursos Humanos. Foi, por 4 anos, Ministro do Desenvolvimetno Agrário, além de agente fiscal do Tesouro do Rio Grande do sul, Sub-secretário da Fazendo de Porto Alegre e sub-chefe da Casa Civil do governo do Rio Grande do Sul.

Fonte: SindBancários