Central Única de Trabalhadores

Coletivo Jurídico da CUT-RS promove seminário sobre mudanças no trabalho e futuro do sindicalismo

20 agosto, terça-feira, 2019 às 7:00 pm

Comentários    Print Friendly and PDF

Card - seminário do Jurídico (2)

Card - seminário do Jurídico (2)

O Coletivo Jurídico da CUT-RS, integrado por advogados de escritórios que assessoram sindicatos e federações filiadas, vai promover um seminário estadual sobre “mudanças no trabalho e futuro do sindicalismo” no próximo dia 6 de setembro (sexta-feira), das 9h às 16h, no auditório do SindBancários (Rua General Câmara, 424) no centro de Porto Alegre.

O objetivo é analisar as profundas transformações em andamento na organização do trabalho, sobretudo diante dos impactos do mundo 4.0 e das inovações tecnológicas, avaliar os obstáculos à ação sindical e enfrentar os desafios da representação e da sustentação financeira das entidades depois da vigência da nefasta reforma trabalhista do golpista Temer.

“Temos que debater cada vez mais essa nova realidade em tempos de resistência ao governo Bolsonaro, encarar os desafios que exigem uma reflexão coletiva para construir alternativas e que serão determinantes para o futuro do movimento sindical, a fim de organizar a classe trabalhadora para defender os seus empregos e direitos”, afirma o presidente da CUT-RS, Claudir Nespolo.  

O secretário de Relações de Trabalho da CUT-RS, Antonio Güntzel, destaca que o seminário integra o processo de preparação para o 13º Congresso Nacional da CUT (CONCUT), que será realizado de 7 a 10 de outubro, na Praia Grande, no litoral paulista, e o 15º Congresso Estadual da CUT (CECUT-RS), marcado para 22 e 23 de novembro, na capital gaúcha.

Já estão confirmadas exposições no seminário do Dieese e dos advogados Antônio Escosteguy Castro, Milton Fagundes, Antônio Carlos Porto e Denis Elliot, todos integrantes do Coletivo Jurídico da CUT-RS.

“Convidamos os dirigentes sindicais e os assessores jurídicos das entidades filiadas à CUT, para que se inscrevam e venham participar desse importante seminário, pois estarão em debate questões fundamentais para o presente e futuro do sindicalismo”, ressalta Antonio.

As inscrições já estão abertas junto à Secretaria-geral da CUT-RS. Para tanto, basta encaminhar um e-mail ao endereço cut.rs@cutrs.org.br até as 18h de 4 de setembro, informando o nome do participante e da entidade, e se é dirigente ou advogado.

 

Fonte: CUT-RS