Central Única dos Trabalhadores

Charges e reportagem econômica do Extra Classe recebem Prêmio ARI/Banrisul de Jornalismo

19 dezembro, quinta-feira, 2019 às 12:35 pm

Comentários    Print Friendly and PDF

jornalismo

jornalismo

Extra Classe – Os três trabalhos do Extra Classe classificados como finalistas da 61ª edição do Prêmio ARI/ Banrisul de Jornalismo foram premiados em solenidade realizada na manhã desta quarta-feira (18), no auditório do Senac, no Centro Histórico de Porto Alegre.

As charges Burrinhos em festa (Burros com líder), publicada na edição de março, e Escola sem partido, de outubtro receberam menções honrosas. Na categoria Reportagem em Economia a matéria Empresas devem mais de R$ 1 trilhão à Previdência, de Gilson Camargo, publicada no extraclasse.org, em agosto, ficou com o segundo lugar.

A premiação, que assinala os 84 anos da Associação Riograndense de Imprensa (ARI), foi apresentada por Ana Aguiar, da Rede Pampa, e Eduardo Pinzon, da Rádio Gaúcha, e animação do humorista André Damasceno.

O Prêmio Antônio Gonzalez de Contribuição à Comunicação foi entregue ao escritor Luis Fernando Verissimo, que foi insistentemente aplaudido de pé pelas mais de 200 pessoas que lotavam o auditório do Senac. “Não se preocupem, pois não vou fazer discurso. Apenas uma palavra, aliás, duas: muito obrigado”, disse.

Luiz Adolfo Lino de Souza, presidente da ARI, abriu a cerimônia afirmando que as matérias agraciadas representam “um espelho” e “o melhor do nosso jornalismo no momento”, destacou que fake news se combate com “bom jornalismo” e fez um apelo à categoria para que valorize a profissão.

“O jornalista é um agente para ajudar a transformar a realidade. Por favor, defendam a nossa profissão de qualquer ataque, como o da MP 905”, convocou o dirigente, recomendando que os profissionais nunca deixem de “defender a democracia”.

O editor-executivo do Extra Classe, Gilson Camargo (C) recebeu o segundo lugar em Reportagem Econômica com matéria sobre sonegadores da Previdência

EXTRA CLASSE 

O jornal Extra Classe é uma publicação editada pelo Sinpro/RS desde março de 1996. Dirigida aos professores do ensino privado em um primeiro momento, por sua qualidade editorial conquistou o público em geral.

Com circulação estadual, as edições mensais impressas contam com 25 mil exemplares e também estão na integra do site do jornal (www.extraclasse.org.br), além de conteúdo jornalístico diário produzido exclusivamente para o espaço, que conta com livre acesso.

O Extra Classe é produzido por uma equipe de jornalistas formados, com a colaboração, na editoria de opinião, do escritor Luis Fernando Verissimo, do jornalista e escritor Marcos Rolim, do professor e pesquisador Gabriel Grabowski, da psicóloga Carmen de Oliveira, da auditora fiscal Maria Lucia Fattorelli, do humorista e publicitário Fraga e dos artistas visuais Edgar Vasques, Santiago, Rafael Corrêa e Ricardo Machado.

Ao longo de sua trajetória, conquistou 41 prêmios de jornalismo, concorrendo com a chamada grande mídia.

Em 2019, o Extra Classe superou a meta de 2 milhões de acessos orgânicos, conquistando leitores de diversas regiões do país e exterior.

Clique aqui para ver todos os premiados.

 

Fonte: Extra Classe