Central Única dos Trabalhadores

Carreata em Porto Alegre impulsiona luta por vacina já, auxílio emergencial e Fora Bolsonaro

23 janeiro, sábado, 2021 às 10:00 pm

Comentários    Print Friendly and PDF

Carreata na concentração

Carreata na concentração

Milhares de trabalhadores e trabalhadoras foram à luta neste sábado (23) em Porto Alegre e diversas cidades do Rio Grande do Sul, assim como em outros estados do Brasil pela vacina já para todos e todas, auxílio emergencial, impeachment e fora Bolsonaro. As carreatas foram organizadas pelas centrais sindicais, movimentos sociais e partidos de esquerda.

Bozo genocida2

Não é possível ficar sentado no sofá diante do enorme descaso do presidente e seu ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello, para comprar vacinas e insumos contra a covid-19, além da falta de oxigênio em hospitais do Amazonas e do Pará, agravando a situação da pandemia no país, que já registra mais de 215 mil mortes e mais de 8,7 milhões de infectados.

Esquenta do ato

Em Porto Alegre, mais de 1 mil veículos tomaram as ruas logo após ato realizado, às 16h, no Largo Zumbi dos Palmares, apesar da previsão de chuva que não se confirmou. Eram pessoas de todas as idades, porém usando máscaras de proteção e procurando manter o distanciamento social. Uma hora depois da largada, centenas de carros ainda não tinham conseguido entrar na carreata.

Carreata Porto Alegre3

O presidente da CUT-RS, Amarildo Cenci, disse que a grande participação na carreata superou a expectativa dos organizadores e destacou a importância da mobilização para acabar com o desgoverno de Bolsonaro e mandar os militares de volta aos quartéis.

“O governo nunca foi tão explícito em relação à sua inoperância e irresponsabilidade perante o caos na saúde, que nos levou a milhares de mortes. Os milicos têm que voltar aos quartéis imediatamente, pois já provaram que não têm competência alguma para governar”, salientou.

Amarildo fala no ato

Com buzinaços, empunhando bandeiras e gritando palavras de ordem, os carros percorreram as principais ruas do Centro, da Cidade Baixa, do Bom Fim e do Moinhos de Vento.

Carrreata Porto Alegre7

O protesto foi também acompanhado de panelaços e aplausos nas janelas e provocou congestionamentos no trânsito.

Carreata Porto Alegre5

No interior gaúcho não foi diferente. Houve carreatas em Novo Hamburgo, São Leopoldo, Gravataí, Viamão, Rio Grande, Passo Fundo e Santo Ângelo. Também ocorreram manifestações em outras capitais e cidades de outros estados.

Carreata Porto Alegre1

Calendário de mobilização

Novos protestos estão confirmados para a próxima semana, conforme o calendário de lutas das centrais e movimentos sociais:

28 – Atos simbólicos em frente a agências da Caixa e lotéricas pela manutenção do auxílio emergencial, em Porto Alegre

29 – Caminhada das cruzes, às 18h, com concentração no Largo Glênio Peres, lembrando os mais de 10 mil mortos por covid-19 no RS durante a pandemia.

30 – Biclicletada, às 16h, no Parque da Redenção, em Porto Alegre.

31 – Carreata nacional pelo impeachment já e Fora Bolsonaro.

23 a 31 – Participação no Fórum Social Mundial 2021 que este ano será virtual.

Carreata Porto Alegre6

Assista à transmissão do ato na concentração da carreata em Porto Alegre

São Leopoldo

Carreata São Leo4

Viamão

Viamão protesta

Passo Fundo

Passo Fundo6

Novo Hamburgo

NH carreata

Rio Grande

Gravataí

Santo Ângelo

Santo Àngelo na carreata

Leia mais

Pela vida, saúde e emprego, carreatas pelo Brasil pedem impeachment de Bolsonaro

Brasil sai às ruas pelo impeachment de Bolsonaro em mais de 87 cidades brasileiras 

Carreata Porto Alegre4

Fonte: CUT-RS