Central Única de Trabalhadores

Audiência pública na Câmara debate impactos da Indústria 4.0 no mundo do trabalho nesta terça

9 setembro, segunda-feira, 2019 às 11:46 am

Comentários    Print Friendly and PDF

Veras3

Veras3

Máquinas conectadas à internet que interagem entre si e são capazes de operar, tomar decisões e corrigir processos de forma quase autônoma, com pouca (ou nenhuma) interferência humana. “Os impactos da Indústria 4.0 no mundo de trabalho” será tema de debate na Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados, nesta terça-feira (10), às 14h.

“Fala-se muito em conceitos, novas tecnologias, alta produtividade, mas pouco sobre os efeitos da indústria 4.0 no emprego e na vida das trabalhadoras e dos trabalhadores”, explica o deputado federal, Carlos Veras (PT/PE), que solicitou a audiência pública.

A inciativa tem como objetivo incluir a classe trabalhadora nesse processo, também chamado de 4ª Revolução Industrial ou manufatura avançada. “Precisamos, a partir do diálogo com especialistas, governos, empresas, movimentos sociais, construir propostas para perceber a classe trabalhadora nessa nova realidade”, completa Veras.

As principais finalidades da Indústria 4.0 é aumentar a produtividade e a competitividade entre as grandes corporações. “A consequência é que a Indústria 4.0 vai desempregar, ou seja, excluir uma parcela muito grande da população trabalhadora como resultado da introdução da inteligência artificial, da internet das coisas, da impressão 3D, do Big Data e de todos esses processos informacionais digitais”, alerta o professor Ricardo Antunes, da Unicamp, estudioso do tema.

 

Fonte: CUT Brasil