Central Única de Trabalhadores

Ato de solidariedade e despedida de médicos cubanos ocorre em Porto Alegre nesta quinta

5 dezembro, quarta-feira, 2018 às 7:41 pm

Comentários    Print Friendly and PDF

Foto: Karina Zambrana

Foto: Karina Zambrana

A Associação Cultural José Martí do Rio Grande do Sul (ACJMRS) realiza ato de solidariedade e despedida de médicos e médicas cubanas que atuavam no Estado. A manifestação ocorre nesta quinta-feira (6), a partir das 12h, no terminal de embarque 2 do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre.

Vice-presidente da Associação, Ricardo Haesbaert estima que os 452 profissionais que ainda estão em solo gaúcho devem retornar para a ilha de Cuba entre esta quarta-feira (5) e o sábado (8). “Estamos convidando as pessoas para levar sua faixa de agradecimento ao trabalho desenvolvido por esses profissionais tão valorosos. Eles vieram salvar vidas, dar o que eles têm de melhor e sanar um problema do Brasil”, afirma Haesbaert.

O ato se repete no sábado, porém ainda sem horário ou local definido. Para o vice-presidente da ACJMRS, os médicos e as médicas de Cuba vieram ao Brasil para salvar vidas e conseguiram. “Com a saída deles temos a previsão da falta de atendimento básico em cidades que só tinham um médico, no caso cubano. Isso tende a piorar a situação já grave que vivemos na saúde no RS”, lamenta.

Haesbaert lembra que o que caracteriza esses profissionais é a solidariedade acima de qualquer ideologia. “Eles não vieram para nos dar o que sobra, mas para dar o que têm de melhor”.

A saída de Cuba do programa Mais Médicos foi anunciada em 14 de novembro, em resposta a críticas feitas pelo presidente eleito Jair Bolsonaro com “referências diretas, depreciativas e ameaçadoras” aos profissionais.

 

 

Fonte: Assembleia Legislativa