18 junho, quinta-feira, 2020 às 10:57 am
ComentáriosUm ato simbólico contra a extinção da Ceitec e em defesa da tecnologia nacional será realizado nesta sexta-feira (19), às 11h, em frente ao Palácio Piratini.
Todos os participantes usarão máscaras de proteção à pandemia do coronavírus e manterão o distanciamento social, conforme recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS).
A manifestação é promovida pela CUT-RS, em parceria com o Sindicato dos Metalúrgicos de Porto Alegre, Federação dos Metalúrgicos do Rio Grande do Sul, Adufrgs Sindical, Sindicato dos Engenheiros do Rio Grande do Sul e Comitê de Funcionários da Ceitec.
“Queremos dialogar com o governador Eduardo Leite (PSDB) e defender a manutenção da Ceitec como empresa pública. Já solicitamos uma audiência e pré-agendamos a mesma data e o horário da manifestação, a fim de entregar-lhe em mãos um manifesto contra a liquidação da empresa que, apesar de federal, é fundamental e estratégica para o desenvolvimento da indústria da microeletrônica do Estado e do País”, afirma o presidente da CUT-RS, Amarildo Cenci.
A Ceitec é a única empresa que atua na fabricação de chips e semicondutores na América Latina, porém foi incluída no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) do governo Bolsonaro e se encontra em processo adiantado para a extinção.
“Já perdemos o Polo Naval de Rio Grande, desmontado no governo Temer. Agora o governo Bolsonaro quer acabar com a Ceitec e ainda prepara a Refinaria Alberto Pasqualini (Refap) da Petrobras para a privatização. O governador precisa acordar e defender os interesses do povo gaúcho”, ressalta o secretário de Organização e Política Sindical da CUT-RS, Claudir Nespolo.
Segundo o funcionário da Ceitec e diretor do Sindicato dos Metalúrgicos, Edvaldo Muniz, o fechamento da empresa resultará "na dependência total do mercado externo na área de semicondutores, o que representa um retrocesso de 20 anos de investimentos públicos”.
No último dia 10, os trabalhadores da Ceitec deram um abraço simbólico ao prédio da empresa. Nesta quarta-feira (17), a associação dos funcionários (ACCEITEC) protocolou um documento no Piratini, durante manifestação com faixas e cartazes, ressaltando que “é uma empresa com enorme capital intelectual e semente para o desenvolvimento da microeletrônica nacional”.
Leia mais
Funcionários protocolam documento no Palácio Piratini contra extinção da Ceitec
CUT-RS rejeita extinção da Ceitec e defende investimentos em ciência e tecnologia
Funcionários da Ceitec são contra fechamento da empresa pelo governo Bolsonaro
Jornal do Comércio – Adão Villaverde: A condenação de gerações
Metalúrgicos de Porto Alegre protestam contra extinção da Ceitec pelo governo Bolsonaro
Fonte: CUT-RS com Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Porto Alegre
Presidente da CUT-RS assina “Carta aberta à humanidade” com denúncias contra Bolsonaro
Pesquisadora resgata verdadeira história do 8 de março e destaca papel das mulheres soviéticas
Para Dilma, resposta do neoliberalismo para crises é aumento da desigualdade
Porto Alegre passa de 700 pacientes de covid-19 em UTIs e taxa de ocupação chega a 107%
CUT-RS promove live sobre resistência pela vida das mulheres na próxima quarta
No 8 de março, Sindisaúde-RS vai homenagear trabalhadoras que perderam suas vidas na pandemia
MP-RS entra com ação contra plano diretor de Eldorado do Sul que facilita mina de carvão