Central Única dos Trabalhadores

Após Outubro Rosa, CUT-RS apoia campanha Novembro Azul para prevenção do câncer de próstata

30 outubro, sexta-feira, 2015 às 10:59 am

Comentários    Print Friendly and PDF

Novembro Azul

Novembro Azul

Na cor azul, o site da CUT-RS entrou no clima do campanha Novembro Azul, criada para mobilizar e conscientizar o público em geral, e principalmente os homens, da necessidade de cuidar melhor da saúde e procurar o médico com mais frequência, visando esclarecer sobre os fatores de risco, de proteção e diagnóstico sobre o câncer de próstata.

Idealizada pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, a campanha chega ao quarto ano consecutivo, em todo Brasil, e já se tornou referência na missão de orientar a população masculina a cuidar melhor da saúde. No ano passado, a mobilização para conscientizar sobre o câncer de próstata realizou mais de 1.400 atividades em todo o país.

Para este ano, estão previstas centenas de iniciativas em várias cidades do Brasil. Estão previstos Circuitos da Saúde, palestras em empresas para conscientizar os funcionários sobre a importância da prevenção, ações em estradas, estádios de futebol e locais públicos de grande circulação, além da iluminação de vários monumentos públicos de azul.

Vários sindicatos da CUT já estão organizando atividades educativas visando mobilizar os trabalhadores para a conscientização e a prevenção da doença.

Doença silenciosa

O câncer de próstata é o tumor mais frequente no sexo masculino, ficando atrás apenas dos tumores de pele, e o sexto tipo mais comum no mundo, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA). A cada seis homens, um é portador da doença. A estimativa do INCA é de que, por ano, 69 mil novos casos sejam diagnosticados, um caso a cada 7,6 minutos.

A doença pode demorar a se manifestar, por isso exames preventivos constantes são fundamentais para evitar que o tumor seja descoberto em estágio avançado e potencialmente fatal. Quando diagnosticada precocemente as chances de cura da doença são de, aproximadamente, 90%.

Os exames consistem na dosagem sérica do Antigênio Específico da Próstata (PSA) e no exame de toque retal, que são complementares, pois cerca de 20% dos casos não são detectados pelo PSA.

A recomendação é que homens a partir de 50 anos procurem um urologista para realizar os exames preventivos anualmente. Indivíduos com história familiar de câncer de próstata, negros, sedentários e obesos devem iniciar a prevenção a partir dos 45 anos, pois possuem maior risco de desenvolver a doença.

A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, de forma e tamanho semelhantes a uma castanha. Ela localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.

Campanha 

O site da CUT-RS ficará na cor azul até o final de novembro, a exemplo da cor rosa que foi usada ao longo de outubro como forma de mostrar o apoio à campanha Outubro Rosa que visa alertar especialmente as mulheres para a prevenção do câncer de mama.

O objetivo é chamar a atenção sobretudo dos homens para combater o câncer da próstata e cuidar mais da saúde, bem como estimular sindicatos, federações e confederações a aderirem à campanha e promoverem atividades junto aos trabalhadores.

Cuidar da saúde também é coisa de homem!

image

 

Fonte: CUT-RS