Central Única dos Trabalhadores

30% dos brasileiros desaprovam desempenho do STF, revela pesquisa

26 agosto, quarta-feira, 2020 às 1:45 pm

Comentários    Print Friendly and PDF

STF Plenário

STF Plenário

Aumentou de 26% para 30%, entre junho e agosto, o percentual de brasileiros que avaliam o trabalho dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) como “ruim” ou “péssimo”, segundo pesquisa do PoderData.

Apenas 19% dos entrevistados avaliam o desempenho do Supremo como  “ótimo” ou “bom” – há dois meses o percentual era de 23%. Outros 42% avaliam como “regular”. O percentual de regular ficou estável em relação a pesquisa anterior (42%).

STF X BOLSONARO                                                                                                       

A avaliação do trabalho do STF é pior na opinião de apoiadores do presidente. Entre os que dizem que o trabalho de Bolsonaro é “ótimo” ou “bom”, 41% têm avaliação negativa sobre o STF. Já entre os que avaliam negativamente presidente, 25% consideram o desempenho da Corte “ótimo” ou “bom”.

Estratificação

O percentual de avaliações negativas ao trabalho do Supremo é maior entre homens (35%) que entre mulheres (24%); e entre os que têm mais grau de instrução:  22% no grupo que estudou até o ensino fundamental e 38% no que tem nível superior.

Os moradores da região Sul são os que mais desaprovam o trabalho do Supremo, proporcionalmente (38%).

Sobre a pesquisa

A pesquisa foi realizada pelo PoderData, divisão de estudos estatísticos do blog vPoder360. A divulgação do levantamento é realizada em parceria editorial com o Grupo Bandeirantes.

Os dados foram coletados de 17 a 19 de agosto, por meio de ligações para celulares e telefones fixos.

Foram 2.500 entrevistas em 481 municípios, nas 27 unidades da Federação.

A margem de erro é de 2 pontos percentuais.

 

Fonte: CUT Brasil